Pindamonhangaba tem simpatia e tranquilidade próximo da natureza

- PUBLICIDADE -

A cidade de Pindamonhangaba, carinhosamente chamada de Pinda, está localizada a 160 quilômetros da capital e atrai turistas que vão em busca de tranquilidade, mas também os que gostam de aventura. Ao chegar, logo o visitante se depara com o céu colorido de para-gliders, para-quedas e balões. Além disso, ainda pode desfrutar da exuberante natureza.

Outro destaque são as belas edificações de arquitetura com seus palacetes, centros culturais, igrejas e santuários, que contam um pouco do percurso histórico do município desde sua fundação, no século 18. O local também abriga a maior comunidade do movimento Hare Krishna da América Latina, aberta à visitação.

O centro histórico possui diversos pontos turísticos, como o Palacete Vicente da Palmeira e suas mais de 60 janelas – as superiores são circundadas por uma ampla sacada. Com estilo neoclássico, é um obra remanescente da nobreza rural cafeeira paulista e apontada como a construção em taipa de pilão mais alta do mundo.

Em 1969, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Hoje o local abriga Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro 1º e Dona Leopoldina. Outra construção tombada pelo Condephaat é o Palacete 10 de Julho, antiga residência do Barão de Itapeva e onde atualmente funciona a prefeitura municipal.

As belezas naturais da cidade encantam qualquer turista. Integrante do Circuito Mantiqueira, Pinda oferece diversas atrações para quem quer ficar mais próximo da natureza. O Parque Princesa Isabel, por exemplo, possui 643 árvores de 52 espécies.

Crianças e adultos também se encantam com as esculturas em cerâmicas dos famosos personagens do Sítio do Pica-Pau-Amarelo. O parque fica às margens do rio Paraíba do Sul, conhecido pela aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no século XVIII. Outro parque que recebe muitos turistas é o Reino das Águas Claras. Nos fins de semana e feriados, diversos turistas buscam suas águas para se refrescar.

Visite também o Pico do Itapeva, que fica a 1.950 metros de altitude na divisa entre as cidades de Pinda e Campos do Jordão. Do alto, nos dias claros, você poderá avistar quase toda a região do Vale do Paraíba, desde o Pico das Agulhas Negras até a Serra do Guararema. Outra dica é a Reserva Ecológica de Trabijú, parque florestal com seis mil metros quadrados e considerado área de proteção ambiental.

Foto: Aniello de Vita

- PUBLICIDADE -