Projeto Parque Várzeas do Baquirivu deverá ser entregue no próximo ano

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) pretende finalizar as obras de amortização das cheias das várzeas remanescentes do rio Baquiru-Guaçu no próximo ano. O custo previsto para a realização das benfeitorias naquele parque é de aproximadamente R$ 42 milhões. Por conta desta iniciativa, a praça do Futebol, localizada no Parque Cecap, sofreu modificações em seu visual.

Para a realização da obra, a empresa responsável pela operação teve de remover as esculturas de nomes do futebol mundial como Pelé, Neymar, Messi e Ronaldo “Fenômeno”, além do Cavaleiro Fiel, que rejeitado pelo Corinthians na época da inauguração da Arena Alvinegra, localizada na zona leste da cidade de São Paulo, passou a integrar a praça do futebol. O HOJE obteve a informação de que serão realocadas ao final das obras.

Em contrapartida, o Daee obteve a licença para a execução do projeto junto à secretaria estadual do Meio Ambiente no final de janeiro do ano de 2015. Três anos mais tarde foi emitida a licença ambiental para a Etapa I (estacas 00 a 135) da canalização do rio Baquirivu Guaçu.

Foi emitida, ainda, a autorização para supressão de vegetação, intervenção em Área de Preservação Permanente e corte de árvores isoladas. Para tanto, foi firmado o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) prevendo o plantio compensatório em área equivalente a 14,9229 hectares no Parque Várzeas do Tietê, inserido na divisa dos municípios de Guarulhos e São Paulo.

De acordo com as informações apresentadas pelo DAEE, a previsão de duração das obras é de 12 meses, com um investimento de R$ 41.947.409.62.

Foto: Ivanildo Porto 

- PUBLICIDADE -