Sem vaga em escolas da Prefeitura, mãe alega que filhas estão sem estudar

- PUBLICIDADE -

Reportagem: Ulisses Carvalho

[email protected]

Com falta de vagas nas Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Anísio Teixeira, localizada na rua Dom Silvério, n° 22, no bairro do Pimentas e Tarsila do Amaral, localizada na rua Santa Cecília, n° 160, também no bairro do Pimentas, de acordo com a dona de casa Laís Silva dos Anjos Monteiro, 27, as duas filhas, uma de quatro e outra de sete anos, estão sem estudar há quase dois meses.

“Fui tentar matricular minhas filhas nestas duas escolas e eles alegaram que no momento não tem vaga e pediram para eu ficar na lista de espera”, destacou Laís em entrevista telefônica, alegando que após esta declaração das duas escolas, decidiu entrar na defensoria pública, com o intuito de não deixar as filhas sem estudo.

O problema começou este ano, após Laís se mudar de Valentim Gentil, cidade do interior de São Paulo para morar no Parque Industrial, região do Pimentas. Em nota, a administração municipal informou que as irmãs estavam matriculadas nas escolas, porém, a própria mãe solicitou a transferência no final do ano passado.

“De acordo com a Secretaria de Educação, na EPG Tarsila do Amaral, a mãe pode comparecer na escola para efetuar a matrícula para a filha Rafaella”, destacou a secretaria, alegando que na EPG Anísio Teixeira, as vagas já foram preenchidas, porém, a vaga disponível para a filha mais velha de Laís, que tem sete anos, é na Escola Estadual Oswaldo Sampaio Alves, sendo necessário para efetuar a matrícula, levar o documento original e cópia da certidão de nascimento e do comprovante de endereço. 

“A prefeitura informa ainda que não há lista de espera para modalidade de ensino em questão. Em 2019, estão previstas cerca de 2.800 vagas de creche da rede própria para atendimento e, mais 4.300 vagas para pré-escola”. 

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -