Câmara avalia a restrição do uso de canudos plásticos na cidade

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Guarulhos pode entrar para o hall das cidades brasileiras a proibir o uso de canudos plásticos. Para isto, a Câmara Municipal precisa aprovar o projeto de lei que está em pauta na sessão desta terça-feira (19). O longo período de decomposição é o principal argumento do vereador Ramos da Padaria (DEM) ao apresentar a proposta ao Legislativo.

Caso seja aprovada em duas votações na Câmara e, posteriormente, sancionada pelo prefeito Guti (PSB), a proposta obrigará os restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, ambulantes e outros estabelecimentos, assim como eventos públicos e particulares autorizados pela prefeitura, a suspenderem o uso de copos e canudos plásticos.

“Embora aparentemente inofensivos, os populares canudinhos e copos plásticos têm vida útil de em média 3 minutos com a contrapartida de levaram mais de 300 anos para se degradarem. Estes utensílios, que depois de um único uso são jogados fora, acabam poluindo rios e oceanos”, justificou o parlamentar.

A legislação também prevê punição de até R$ 3.200,00 para quem descumprir o que determina a lei. No caso de reincidência, será cobrado multa no valor de 3.000 (três mil) UFMG – Unidade Fiscal do Município de Guarulhos. A fiscalização será de competência da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

“Os copos e canudinhos por serem pequenos, leves e uma vez nos oceanos, são comumente confundidos como alimentos e ficam alojados nos estômagos de aves marinhas, peixes, e mamíferos de grande porte, e até mesmo nas narinas de tartarugas marinhas, levando-os frequentemente a morte”, concluiu.

- PUBLICIDADE -