Vereador critica política adota pelo governo para gestão das casas de acolhimento

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

O vereador Edmilson Souza (PT), líder da oposição ao governo do prefeito Guti (PSB) na Câmara Municipal, entende que a política adotada para a gestão das casas de acolhimento precisa ser revista pela atual gestão, além de criticar o fechamento do Albergue Municipal. Já o vereador Wesley Casa Forte (PSB) defende a expansão do serviço pela cidade.

Com o encerramento das atividades do Albergue Municipal, localizado na região central, o serviço de atendimento a pessoas em situação de rua foi descentralizado. Naquela unidade eram disponibilizadas 100 vagas apenas para pernoite, com serviço de banheiros, quartos coletivos, acomodação de pertences pessoais e alimentação (café da manhã, jantar, e ceia).

De acordo com Souza, presidente da comissão de Direitos Humanos, após a desativação do Albergue Municipal, no Centro, novas medidas de acolhimento devem ser propostas, para abrigar as pessoas que permanecem nas ruas da região central e melhorar os equipamentos dos bairros. Os integrantes daquela comissão vistoriaram as unidades nos bairros da Ponte Grande, Bambi e Vila Carmela.

“A higienização social é um equívoco tirar as pessoas em situação de rua do Centro, do alcance dos olhos da população, não resolve o problema. Vou fazer um requerimento detalhado à secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social para obter informações sobre todas as unidades de atendimento que estão funcionando”, declarou.

O Serviço de Acolhimento Masculino disponibiliza 85 vagas, no Bambi, sob administração da instituição Batuíra; o Serviço de Acolhimento Feminino disponibiliza 30 vagas, no Carmela, sob administração da instituição Casa de Maria Maranathá; e o Serviço Especializado para População em Situação de Rua disponibiliza 20 vagas de acolhimento e 80 de atendimento diurno na Ponte Grande, sob administração da Associação S.O.S. Família São Geraldo.

“A partir do momento que você descentraliza o atendimento não é prejudicado de forma alguma. A prefeitura apenas está levando este serviço para outras regiões da cidade, além de ampliar o atendimento”, concluiu o vereador Wesley Casa Forte.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -