Líder do governo propõe mudança na verificação da presença de vereadores

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

As últimas sessões parlamentares encerradas de forma inusitada, por meio da contagem visual da presença dos vereadores em plenário, têm incomodado alguns parlamentares. Assim, o líder do governo na Câmara, vereador Eduardo Carneiro (PSB), propõe mudança na verificação de presença.

“Propomos que todas as verificações de presença dos parlamentares nas sessões sejam realizadas somente por meio do painel eletrônico ou por meio de manifestação verbal dos membros da Casa”, observou Carneiro.

Essa condição se desencadeou com o fim da sessão da última quinta-feira (22) por Carneiro, vice-presidente da Câmara, que fez a contagem dos parlamentares em plenário de forma visual sem utilizar os aparatos eletrônicos. No dia 15 deste mês, os trabalhos também foram encerrados antes do previsto.

“A presente proposição tem a finalidade regular a verificação de presença dos parlamentares nas sessões plenárias realizadas pela Câmara Municipal de Guarulhos, em atendimento aos princípios da moralidade e da transparência”, explicou.

Enquanto o líder do governo defende o cumprimento do artigo 145 do Regimento Interno, onde o mesmo justifica que o presidente tem a prerrogativa de tomar qualquer posição regimental, o vereador Laércio Sandes (DEM) entende que os 34 vereadores precisam cumprir o artigo 159, que prevê a realização do Pequeno Expediente apenas com o orador e o presidente.

- PUBLICIDADE -