Cidade tem quase 140 mil animais abandonados, aponta IBGE

- PUBLICIDADE -

Estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a quantidade de animais abandonados pelas ruas de Guarulhos chega a 10% do total de habitantes. Atualização mais recente do instituto, estima em 1.392.121 os habitantes do município, sendo assim quase 140 mil animais estão abandonados.

No entanto, segundo o Departamento de Proteção Animal (DPAN) o índice de abandono de animais é bastante flutuante e, infelizmente, costuma aumentar sensivelmente no final do ano. A pandemia também ampliou esse problema, uma vez em que muitas famílias, para reduzir gastos, abandonaram cães e gatos.

A questão é um dos desafios do poder público que vem realizando diversas ações. Uma delas é a castração que, somente neste ano, foram realizadas 8.500 cirurgias. Recentemente começou a funcionar o Castramóvel que fica estacionado em diversas regiões da cidade. Dessa forma, cada cidadão pode cadastrar até dois animais para realizar a cirurgia que evita a reprodução indesejada. O serviço de castração gratuita de animais funciona desde agosto visitando diversos bairros da cidade, com prioridade aos locais com alto índice de cães e gatos abandonados.

O DPAN também realiza um trabalho de adoção de cães e gatos. Em 2019 foram 371 animais adotados e em 2020, com a criação de um programa específico para a demanda durante a pandemia, o Delivery Pet Gru, foram doados 684 animais até final de novembro.

- PUBLICIDADE -