Nutricionista explica que alimentação saudável ajuda a combater a depressão

O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso (HMPB), em Guarulhos, administrado pelo IDGT, realizou na sexta-feira, 10, uma roda de conversa sobre a importância da alimentação adequada na recuperação dos pacientes. A atividade fez parte da campanha do Setembro Amarelo (voltada à prevenção do suicídio) e foi comandada pela nutricionista da unidade, Tatiana Cozer.

“Para acelerar a recuperação completa dos pacientes, um fator muito importante é a nutrição. Ter uma alimentação saudável e individualizada é essencial para garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. Além disso, precisamos mostrar que certos alimentos têm o poder de influenciar positivamente pessoas com tendências depressivas”, explicou a nutricionista.

Ainda segundo Tatiana, refeições com nutrientes adequados e equilibrados aumentam a eficácia do sistema imunológico. “Certos alimentos aumentam a produção da serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro e estabelece a comunicação entre os neurônios. Ela regula o sono, o humor, o apetite, o ritmo cardíaco e a temperatura corporal, entre outras funções biológicas, fazendo com que a pessoa tenha uma melhora em seu quadro”, finalizou a nutricionista.