Quase 200 mil refeições garantem alimentação de qualidade por mês para famílias em vulnerabilidade

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

Um importante reforço para a alimentação de famílias em vulnerabilidade foi realizado pela prefeitura através de ações como o Food Truck do Bem, Restaurantes Populares e o Restaurante do Bem.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, desde o início da pandemia Guarulhos distribuiu cerca de seis mil refeições diárias, resultando em quase 200 mil refeições entregues mensalmente. Além disso, foram distribuídas 600 cestas básicas por mês para guarulhenses registrados no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

 Restaurante do Bem

O projeto, que entrega marmitas em pontos diferentes da cidade, conta com a orientação de nutricionistas para o planejamento do cardápio, que varia entre os dias. Para fazer as refeições, o cidadão deve retirar uma senha 15 minutos antes do início das distribuições, que acontece às 12h, de segunda-feira a sexta-feira.

 Restaurante Popular 

Assim como o Restaurante do Bem, o projeto conta com planejamento de nutricionistas para o preparo das refeições entregues no local. Após um período funcionando somente para retirada, o projeto voltou a atender a população presencialmente em julho deste ano.

As três unidades oferecem café da manhã gratuito, disponível das 7h30 às 8h, e almoço, das 11h30 às 14h por R$ 1, de segunda-feira a sexta-feira. As unidades do Restaurante Popular ficam no Pimentas (rua Joaquim Moreira, s/nº, Parque São Miguel), no Macedo (avenida Monteiro Lobato, 518) e no Taboão (rua Adolfo Noronha, 49). 

 Food Truck do Bem

O equipamento itinerante, ligado ao Restaurante do Bem, funciona também de segunda-feira a sexta-feira, com exceção dos feriados, com distribuição de senhas a partir das 11h30 e início da refeição às 12h. O projeto conta com 10 pontos fixos de funcionamento espalhados por nove regiões da cidade e está constantemente atendendo diferentes localidades. O equipamento tem capacidade para distribuir entre 200 e 250 refeições diárias.

- PUBLICIDADE -