Guarulhos já aplicou mais 2,1 milhões doses de vacinas contra a covid-19

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

O início da vacinação foi fundamental para o processo de retomada da cidade.

No dia 20 de janeiro deste ano, quando Guarulhos registrava 39.160 casos confirmados da doença, o técnico de enfermagem do Hospital Municipal de Urgência (HMU), Bruno Batista Pereira, tomou a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

Onze meses após o início da vacinação, Guarulhos contabiliza 2.154.568 doses aplicadas. Além disso, ao todo, a cidade tem hoje 80.321 pessoas recuperadas, conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta terça-feira (07).

A primeira etapa da vacinação no município foi iniciada no dia 08 de fevereiro, destinada à população com idade igual ou superior a 90 anos. A campanha, inicialmente drive-thru, foi realizada no Bosque Maia, que se manteve fechado ao público para evitar os riscos de contágio por essa faixa etária. 

A divisão de grupos seguiu inteiramente o Plano Estadual de Imunização (PEI). Considerando a transmissibilidade do vírus e a pouca dose de imunizantes disponível para o início da vacinação, o planejamento visou conter a mortalidade e preservar os trabalhadores de áreas essenciais. Dessa forma, no primeiro momento, o principal foco de vacinação foram os funcionários da saúde, seguidos por indivíduos com comorbidade, propensos ao agravamento dos sintomas da doença e pessoas em situação vulnerável. Tendo a quantidade de pessoas esperada para cada um dos grupos iniciais, a vacinação se tornou disponível para toda população acima de 12 anos, em ordem decrescente, respeitando a quantidade de imunizantes disponíveis no município. 

Imunizantes

Desde o início da vacinação, conforme a liberação das doses para distribuição no município, Guarulhos recebeu todas as quatro marcas autorizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro imunizante a ser disponibilizado na cidade foi a CoronaVac, em seguida as demais, sendo elas a AstraZeneca, Janssen e Pfizer. Até a última sexta-feira (03), data em que foi fechado o último balanço de vacinação semanal, a cidade contabilizava 696.254 doses aplicadas com o imunizante da CoronaVac, 779.546 com a AstraZeneca, 628.691 com a Pfizer e 37.413 com a dose única da Janssen. Nesta data, o município contabilizou 6.205 cidadãos não vacinados e 195.735 que não voltaram para completar o esquema vacinal.

Dose de reforço

Com a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Guarulhos autorizou a vacinação adicional com antecipação do período de espera entre uma dose e outra beneficiando toda a população com idade superior a 18 anos, com ou sem comorbidade, desde que tenha completado o esquema vacinal há, pelo menos, cinco meses. Cumprindo este requisito, os cidadãos podem comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo em mãos o comprovante de vacinação e o documento com foto.

- PUBLICIDADE -