Entenda os benefícios de dormir com touca de cetim, febre do BBB22

Foto: Reprodução/TV Globo

Quem acompanha o Big Brother Brasil 22, certamente, já reparou que alguns participantes do reality não abrem mão de cuidar do cabelo na hora de dormir. Quando se trata de manter os fios definidos e saudáveis, integrantes tanto do camarote quanto da pipoca têm um truque em comum: a touca de cetim.

Famoso entre as cacheadas como a Maria, o acessório que virou febre no programa traz benefícios, seja qual for o seu tipo de madeixa – dos fios lisos de Jade Picon até o black power de Luciano, passando pelas queridinhas laces de Brunna Gonçalves.

Fato é que a febre do BBB22 apenas reflete o sucesso do item fora da casa. O acessório protege os fios, naturais ou das laces, contra o frizz, a umidade, a quebra e previne a perda da definição, nos dias seguintes após a lavagem.

“São inúmeros benefícios. A touca de cetim não é tão agressiva como a fronha de algodão, e por isso evita o atrito com o tecido enquanto você dorme. Além disso, mantém a hidratação do fio, porque diminui o contato com a superfície de algodão, que resseca”, explica a tricologista Valine Alencar.

A especialista ainda adiciona à lista de benefícios a penteabilidade — ou seja, quando você usa a touca de cetim, há uma diminuição da formação de nós no cabelo mais fino ou descolorido.

Liso com forma e cachos definidos

Para as cacheadas, o temido “day after”, como é chamado o dia seguinte da lavagem, pode ser motivo de estresse. Para facilitar a vida, é aí que entra a touca de cetim. Ela mantém a finalização que você fez antes de dormir, por isso te poupa tempo no dia seguinte.

Com a touca, você mantém a forma dos cachos e evita que seja necessária uma nova finalização no dia seguinte, tendo que acordar supercedo para isso. No máximo, basta borrifar um pouco de água ou leave-in para dar uma revitalizada nos fios.

No cabelo liso, preserva o movimento e o deixa sempre alinhado. Dormir de touca também ajuda a fazer a escova, chapinha ou babyliss do dia anterior durar por mais tempo.

Não é para todos

Apesar da extensa lista de qualidades, a touca de cetim não é para todo mundo. A expert defende que existe apenas uma contraindicação: “Pessoas com o couro cabeludo oleoso não devem usar todos os dias”.

Como a touca pode abafar a raiz do cabelo, quem tem bastante oleosidade pode criar um ambiente propício para o crescimento de fungos e bactérias, além de aumentar a quantidade de sebo na região.

Ritual noturno

O passo a passo para aderir é simples: lembre-se sempre de pentear o cabelo e passar algum produto mais sequinho, como um primer, leave-in ou reparador de pontas. Na visão da tricologista, o óleo nutritivo não é muito recomendado porque uma eventual exposição ao sol, no dia seguinte, pode prejudicar a saúde dos fios.

Após pentear e aplicar o produto, enrole o cabelo em torno da cabeça e é só colocar a touca.

- PUBLICIDADE -