Alunos da EPG Anísio Teixeira participam da Oficina de Pipas

Foto: Eduardo Calabria/PMG

Com o objetivo de construir uma escola criativa por meio de aulas interativas e lúdicas, as turmas do 4º e do 5º ano da Escola da Prefeitura de Guarulhos Anísio Teixeira, localizada na Vila Paraíso, participaram da Oficina de Pipas na última sexta-feira (18). A atividade foi realizada durante o período estendido de aula por meio do Programa Educa Mais, que amplia o tempo de permanência das crianças na escola para alavancar o processo de aprendizagem dos estudantes da rede municipal. 

A professora Marlene Rosa reuniu a turma em uma roda de conversa para saber do que eles gostavam de brincar e o tema sugerido em primeiro lugar foi pipa. “Falamos sobre o cuidado que devemos ter ao empiná-la, fizemos uma pesquisa sobre a história desse brinquedo, sua origem e seu uso e foi notável descobrir curiosidades sobre ela”. 

Durante a semana foi apresentado um vídeo científico que explica como se forma o vento, as crianças observaram as nuvens, escolheram uma, produziram um desenho e depois conversaram sobre atividade.

“Em grupo elaboramos uma lista dos materiais para a construção da pipa. A turma se divertiu em cada etapa da oficina e, mesmo sentindo dificuldade no início, as crianças gostaram muito e não queriam parar de fazer”, explicou a professora.

Após a oficina a professora pediu para que os educandos fizessem um texto que abordasse todas as descobertas sobre o brinquedo. As crianças ficaram radiantes com as novas informações e apreciaram bastante a história do brinquedo e todo o processo de transformação da pipa.

- PUBLICIDADE -