Pesquisas eleitorais seguem métodos científicos

Foto: Hoje TV
- PUBLICIDADE -

Faltando seis meses para as eleições, pesquisas sobre intenções de voto começam a aparecer com cada vez mais frequência. Atualmente, institutos já realizam levantamentos públicos sobre em quem os brasileiros pretendem votar para presidente este ano e os dados apresentados por eles podem divergir. Levando isso em conta e para saber qual pesquisa é confiável, o HOJE TV desta quarta-feira (30), comandado pelo jornalista Maurício Siqueira, contou com a participação do cientista político e sociólogo, Nilton Cesar Tristão.

“Essa situação virou uma cultura da desconfiança. Do ponto de vista científico, levantamentos de opinião pública por amostragem são válidos e funcionam. Por trás deles, há um estudo metodológico, estatístico e matemático que dá a garantia de que aquilo que está sendo divulgado tem embasamento sendo real”, explicou ele.

Em relação a manipulação nas pesquisas, para ele, está atrelado ao ângulo dado pelos veículos na hora da publicação. “A mídia acaba dando uma dimensão diferenciada para a pesquisa, diferente do que é apresentado. Quando se fala em margem de erro ou de coeficiente de confiança, estamos estabelecendo parâmetros onde o coeficiente é o estudo feito por amostragem e precisamos ter o nível de variação aceitável”, afirmou.

Tristão explicou que, o que as pessoas têm demonstrado, é situação de normalidade. “Essas pesquisas devem mostrar a realidade nacional e, às vezes o que acontece, é que algumas características mostram um resultado distinto sendo que a realidade é outra”, encerrou.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -