Aprenda como lidar com dores no calcanhar e saiba quando procurar um médico

Foto: Freepik
- PUBLICIDADE -

Embora muitos ignorem isso, a cada quilômetro que se anda, colocam-se toneladas de estresse em cada pé por meio do acúmulo de carga. Os pés podem lidar com uma carga pesada, mas, como tudo na vida, há um limite para isso.

De acordo com o ortopedista da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Dr. Bruno Miranda, a sobrecarga não se limita apenas ao quanto uma pessoa anda. “Quando você bate os pés em superfícies duras praticando esportes, por exemplo, ou quando usa sapatos que apertam ou não amortecem, você pode desenvolver dor no calcanhar. É um problema muito comum”, conta o médico.

Bruno adverte, no entanto, que há dores, como por exemplo a de um pequeno trauma – um pisão em uma pedra – que melhoraram apenas deixando que os pés descansem. Por outro lado, há casos em que as pessoas ignoram os primeiros sinais de dor no calcanhar e continuam fazendo as atividades que a causaram e é aí que mora o perigo.

“Quando você continua andando sobre um calcanhar dolorido, ele tende a piorar e pode se tornar uma condição crônica que pode acompanhá-lo por um período maior”, alerta o ortopedista.

Como saber o que causa a dor no calcanhar?

Há inúmeras causas para uma dor no calcanhar e, geralmente, recaem em duas categorias principais: sob o calcanhar e atrás dele. “Se ele doer e não melhorar com o repouso, procure orientação médica. É importante saber onde exatamente dói e há quanto tempo incomoda”, explica.

Somente por meio de exame no local da dor, o médico encontrará pontos de sensibilidade ou inchaço. Ele pedirá para o paciente andar, ficar em pé ou fazer outros testes físicos que o ajudem a identificar a causa da dor.

Dor sob o calcanhar

Se a dor é na planta do pé, pode ser que venha da inflamação dos tecidos na parte inferior do seu pé:

  1. Contusão no calcanhar: Ao pisar em um objeto duro, como uma pedra, você pode ferir a almofada de gordura na parte inferior do seu calcanhar, ficando ou não roxo. E a dor vai embora gradualmente com descanso.
  2. Fascite plantar (dor subcalcânea): Atividades que geram sobrecarga, como excesso de corrida ou salto, podem inflamar a faixa de tecido (fáscia) que liga o osso do calcanhar à base dos dedos dos pés. A dor está centrada sob seu calcanhar e pode ser leve no início, mas costuma piorar muito nos primeiros passos do dia, logo depois que se levanta da cama. Exercícios especiais, medicação para reduzir o inchaço e usar uma palmilha poderão ajudar. “O segredo é paciência e uma boa reabilitação, sem esquecer de usar os calçados adequados. Na maioria das vezes, falarão que a dor é do famoso ‘esporão do calcâneo’, mas, embora alguns pacientes tenham essa ‘ponta óssea’ vista na radiografia, a dor quase nunca é causada por ele”, alerta Dr. Bruno.

Dor atrás do calcanha

A dor atrás do calcanhar, pode ser inflamação na área onde o tendão de Aquiles se insere no osso do calcanhar:

A bursite retrocalcaneana, como é nomeada, geralmente, é causada por alguma sobrecarga, como corrida, ou usaram sapatos que fazem atrito na parte de trás do calcanhar. A dor pode se acumular lentamente com o tempo, fazendo com que a pele fique grossa, vermelha e inchada. Quando o processo inflamatório piora muito, uma espécie de bolsa pode se desenvolver na parte traseira do calcanhar, com inchaço e aumento de temperatura no local. “Essa dor pode aumentar quando se reinicia uma atividade depois de um período de descanso. Em alguns casos, dói mesmo ao usar sapatos normais. “Normalmente, pedimos um raio-X para ver se há um esporão ósseo na inserção do tendão de Aquiles”, comenta.

Como tratar?

O tratamento poderá incluir:

  1. repouso das atividades que causaram o problema;
  2. fazer certos exercícios de alongamento, como o do tendão de Aquiles;
  3. usar medicação para dor e inchaço, como anti-inflamatórios (por curto período);
  4. usar sapatos abertos na parte de trás para não fazer atrito no calcanhar;
  5. prescrição do uso de uma palmilha ou um sapato com salto mais elevado;
  6. alongamento do tendão de Aquiles;
  7. e gelo atrás do calcanhar, para reduzir a inflamação.
- PUBLICIDADE -