Rinoplastia é a sétima cirurgia plástica mais realizada no Brasil

A rinoplastia é a sétima cirurgia mais realizada no Brasil. “Ela altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. É possível alterar o tamanho e formato do nariz, a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios”, explica a cirurgiã plástica Tatiana Moura pela USP.

Larissa Sumodjo Cirurgiã Plástica, pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica explica que a largura, a projeção do dorso e da ponta, as narinas e o desenho da ponta são avaliados para se entender como chegar a um resultado harmônico. Além disso, a médica reforça que é importante verificar às queixas respiratórias do paciente. “Uma avaliação cuidadosa pode mostrar necessidade de se abordar a parte funcional do nariz também. Aí, contamos com a parceria de um otorrino”, comenta.


Quem pode fazer?
O procedimento é indicado quando o desenvolvimento facial já está concluído e para quem esteja insatisfeito com o formato natural do nariz. A cirurgia também pode ser associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo nasal e a turbinectomia, retirada de parte dos cornetos nasais, popularmente conhecidos como carne esponjosa.

Como é feita?
O nariz é uma parte delicada do rosto. Por isso, a rinoplastia é um procedimento extremamente complexo, que exige anestesia geral e que pode levar de uma a três horas. Há duas técnicas, a aberta e a fechada. Ambas envolvem incisões na região interna da narina. Na aberta, também é feita uma incisão externa na superfície inferior da columela, tecido que divide as narinas. Assim, o cirurgião consegue erguer a pele do nariz para que as estruturas internas se tornem visíveis. Essa técnica é usada principalmente quando são necessárias grandes mudanças na ponta do nariz, já que facilita a visualização dos pontos que precisam ser corrigidos.

“Porém, resulta em uma cicatriz externa”, afirma Dra. Tatiana Moura. Já na rinoplastia fechada, todos os cortes são feitos pela parte interna do nariz. O procedimento é mais rápido e sem cicatriz visível. “Porém, há menor visibilidade das estruturas do nariz. Por isso, a escolha da técnica depende da complexidade da cirurgia”, diz a médica.

Pós-operatório
O nariz e seu entorno ficam bastante inchados. Por isso, os efeitos da cirurgia só começam a se tornar visíveis um mês depois, com resultado final em um ano. O tempo de recuperação também depende da técnica, mas, normalmente, é de duas semanas. “Durante este período é preciso permanecer em repouso, evitar exercícios físicos e o tabagismo”, recomenda a cirurgiã Dra. Larissa Sumodjo. Como em qualquer procedimento, as complicações incluem a possibilidade de hematomas, infecções e, principalmente, sangramentos. Por isso, também é indicado que o paciente não tome anticoagulantes duas semanas antes e depois da operação, não consuma álcool uma semana antes da cirurgia e não fume durante o mês que precede o procedimento.

Para finalizar Dra. Larissa lista os benefícios do procedimento:

  • Melhora a qualidade de vida, autoestima e autoconfiança;
  • Deixa a proporção do nariz com o restante da face mais harmônica, principalmente em relação aos olhos e boca;
  • Associado a outras técnicas, como a correção do septo nasal e a turbinectomia (quando indicadas), melhora a função respiratória;
  • Pode corrigir sequelas de traumas nasais.
- PUBLICIDADE -