Deic prende quadrilha envolvida em roubos e furtos de tratores

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prendeu quatro homens que integram uma quadrilha especializada em invadir propriedades rurais, subtrair tratores e depois revendê-los em outros estados. As detenções ocorreram nesta terça-feira (26), em Guariba e Sumaré, no interior do Estado.

Os trabalhos policiais foram coordenados pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat). Os agentes desenvolviam apurações sobre a quadrilha quando descobriram que o grupo havia invadido um sítio em Tietê, um dia antes, e roubado um trator.

Diante do fato, as investigações foram intensificadas, possibilitando a interceptação de um caminhão Mercedes-Benz, em Guariba, a aproximadamente 200 quilômetros do local do roubo, que transportava a máquina roubada. A abordagem aconteceu no distrito industrial do município e também resultou na prisão de dois indivíduos que estavam na boleia e de um terceiro, que ocupava um Chevrolet Corsa responsável pela escolta durante o transporte.

Questionados, os detidos admitiram que transportavam o caminhão desde Tietê e, após análise de conversas no aplicativo de mensagens de um deles, foi possível identificar um quarto integrante do esquema, que acabou sendo preso pelo Deic em Sumaré.

Durante os trabalhos em campo, os integrantes do Deic também recuperaram outros dois tratores, que tinham sido furtados nos dias 16 e 24 deste mês, nas cidades de Registro e Tanabi, respectivamente. Eles foram encontrados pela equipe em uma propriedade rural que era utilizada para descaracterizar os veículos, ou seja, retirar plaquetas e adesivos que poderiam identificar a procedência.

Os quatro presos foram autuados pelos crimes de organização criminosa, roubo e receptação, e as investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos na organização criminosa, bem como de outros receptadores.

Há que destacar que não restam dúvidas da participação dos presos em mais de dez casos de roubos e furtos de tratores nos últimos 60 dias pelo interior do Estado de São Paulo.

- PUBLICIDADE -