Exposição do fotógrafo Walter Firmo, em cartaz no IMS Paulista, é prorrogada até 9 de outubro

Foto: Walter Firmo/Acervo IMS
- PUBLICIDADE -

O período de visitação da retrospectiva Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito foi estendido até 9 de outubro. Em cartaz desde abril no IMS Paulista, a mostra traça um panorama da obra do fotógrafo carioca, marcada pelas imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra do país. Com entrada gratuita, a seleção ocupa dois andares do centro cultural e reúne cerca de 266 fotografias, produzidas desde a década de 1950, no início da carreira do artista, até 2021.

O conjunto destaca a poética de Firmo, associada à experimentação e à criação de imagens muitas vezes encenadas e dirigidas. Grande parte das obras exibidas provém do acervo do fotógrafo, que se encontra sob a guarda do IMS desde 2018 em regime de comodato. A curadoria da retrospectiva é de Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, e de Janaina Damaceno Gomes, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra.

A mostra conta com um catálogo, disponível à venda nas livrarias e na loja online do IMS, e com um tour virtual, que pode ser acessado pelo site do instituto.

- PUBLICIDADE -