Início Aniversário Guarulhos Guarulhos 462 anos Cidade ganhará novo Hospital da Criança

Cidade ganhará novo Hospital da Criança

Freepik

Muito em breve as crianças de Guarulhos serão atendidas em um novo hospital. O Hospital Infantil de Guarulhos (HIG) será construído em uma área pública no Parque Santo Agostinho, com recursos da iniciativa privada, a partir do Programa de Parcerias e Investimentos do governo federal.

A estruturação do projeto é realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com o apoio do Consórcio Modelagem Hospital Guarulhos, liderado pela empresa Houer Consultoria e Concessões Ltda. O projeto se encontra em fase de análise dos instrumentos de edital, contratos e demais anexos, para a validação das condições estabelecidas.

“Atuo em Guarulhos há mais de 30 anos, mas nunca vi um projeto desse porte. Será um marco histórico para o município e também para todas as cidades do Alto Tietê, já que Guarulhos é o principal polo dessa região e aumentaremos significativamente o número de leitos para crianças e adolescentes”, comentou o secretário municipal da Saúde, Ricardo Rui.

O projeto teve início em 2018, quando o Departamento de Incentivo às Parcerias Público-Privadas da Prefeitura iniciou as tratativas com o BNDES, celebrando um acordo de cooperação técnica com o objetivo de planejar e estruturar projetos de desestatização.

O novo Hospital Infantil Guarulhos estima aumentar em 70% a capacidade de atendimento ao público com até 17 anos em relação ao prédio atual, que hoje tem 88 leitos. O espaço, que será construído em uma área de 6.670 m² da Prefeitura próxima ao Terminal Taboão e à Linha 13-Jade da CPTM, contará com 150 leitos entre clínica médica, cirúrgica, psiquiátrica e ortopédica, divididos em emergência, enfermaria, unidade de terapia intensiva (UTI), centro cirúrgico e hospital-dia.

O complexo terá setores com separação por sexo e idade, exclusivos para pacientes internados ou em observação. No apoio ambulatorial serão 22 especialidades e cirurgias eletivas, incluindo diagnóstico com ressonância, tomografia, ultrassonografia, nasolaringoscopia e raios X.
Atualmente o Hospital Municipal da Criança e Adolescente, único público exclusivamente infantil em toda a região do Alto Tietê, funciona em um prédio alugado na região central. A Prefeitura gasta, somente em aluguel, R$ 76 mil por mês, além do custeio estimado em aproximadamente R$ 3 milhões mensais.

O projeto do novo Hospital Infantil de Guarulhos, que deve servir de modelo para o governo federal implantar em todo o Brasil, conta com estudos de viabilidade do BNDES, fornecendo os subsídios necessários para a formatação do projeto de concessão na modalidade de parceria público-privada, sem custo para o município.

- PUBLICIDADE -