Em carta escrita há 3,8 mil anos, jovem reclama de atitude da própria mãe

Reprodução/Wikimedia Commons
- PUBLICIDADE -

Uma carta de um estudante babilônico para a sua mãe escrita por volta de 1792 a 1750 a.C foi divulgada e começou a viralizar na rede social do TikTok. Na carta o jovem identificado como Iddin-Sin reclama sobre suas roupas e pede por novas. “As roupas que você me enviou estão velhas e rasgadas. Não quero parecer um mendigo’’ ele escreve em uma das frases.

No total, a mensagem tem apenas três linhas e sua escrita é conhecida como TCL 18 111 que de acordo com a biblioteca Cuneiform Digital Libraly Initiative, o texto pertence a uma tábua de cartas escavada em Larsa. Hoje ela fica exposta no Museu do Louvre, em Paris na França.

Na época que a carta foi escrita era normal que jovens quisessem se tornar padres ou escribas e precisassem ir a internatos para estudar. A suposição é que o jovem estava morando longe de sua mãe

De acordo com a tradução fornecida pela Faculdade de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, na Inglaterra, é possível sentir a raiva que o jovem sente.

“Diga à senhora Zinû: Iddin-Sin envia a seguinte mensagem: Que os deuses Šamaš, Marduk e Ilabrat mantenham você para sempre com boa saúde por minha causa.

As roupas dos cavalheiros melhoram a cada ano; você reduz minhas roupas de ano para ano.

Você ficou rica reduzindo e reduzindo minha roupa? Enquanto a lã é consumida como pão em nossa casa, você reduziu minhas roupas. O filho de Adad-iddinam, cujo pai é funcionário do meu pai, está usando duas roupas novas. Você continua se preocupando com minha única peça de roupa”

- PUBLICIDADE -