Início Polícia Prefeitura inaugura na praça Getúlio Vargas uma das mais modernas centrais de...

Prefeitura inaugura na praça Getúlio Vargas uma das mais modernas centrais de monitoramento do país

Marcio Lino/PMG

A Prefeitura de Guarulhos entregou nesta sexta-feira (15) a primeira fase de uma das mais modernas centrais de monitoramento do Brasil. O equipamento está instalado no antigo prédio da Câmara Municipal, na praça Getúlio Vargas, região central da cidade, e proporcionará mais segurança aos cidadãos de todos os bairros da cidade.

O Centro de Operações e Inteligência (COI) administrará as imagens de cerca de 5 mil câmeras espalhadas por todo o município, o que inclui os equipamentos instalados nas escolas municipais. A ampliação do monitoramento fortalece também o programa Muralha GRU, que por meio da identificação eletrônica das placas faz o controle veicular eficiente de quem circula pela cidade. O COI permitirá o despacho mais rápido de viaturas de policiamento e de emergência para atender ocorrências pela cidade e de unidades da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) para o controle do tráfego.

Além dos benefícios citados, o COI atuará também em situações de prevenção de acidentes naturais em zonas de risco e no uso e ocupação ordenada do solo. O amplo escopo de atuação se dá devido à integração entre a Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, a STMU, o Corpo de Bombeiros, o Samu, a Defesa Civil e as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

“Trata-se de um projeto que trará muito mais inteligência para a segurança pública municipal. Nosso COI está, tranquilamente, entre os três melhores do Estado”, comentou o prefeito Guti. Como exemplo, o chefe do Executivo lembrou o furto que houve nesta quarta-feira (13) em um prédio da Secretaria da Saúde de Guarulhos. Devido à eficiência da Polícia Civil e da qualidade do monitoramento da cidade, em menos de cinco horas os responsáveis foram capturados e os equipamentos, devolvidos.

A primeira fase do COI estará completamente funcional em janeiro de 2024. A segunda, ao longo do próximo ano. Esta última permitirá ampliar o monitoramento de 16 para 46 telas, a unificação de sistemas de computação por meio de software integrador, a implantação de sala de drones de alta tecnologia, de sala de imprensa, de novos vestiários, de um refeitório modernizado e dos demais ambientes restaurados.

Imbróglio judicial

O Centro de Operações e Inteligência foi alvo de uma disputa judicial por parte da Prefeitura e de um vereador de um partido da oposição, que entrou com uma ação para transformar o antigo prédio da Câmara em um ponto de cultura. O COI só não foi implantado mais cedo porque a administração municipal precisava de uma decisão da Justiça a seu favor.

“A atual administração mais do que triplicou a quantidade de shows, peças e eventos artísticos de um modo geral em Guarulhos, que é uma cidade reconhecidamente cultural. O que nós fazemos é usar os espaços que temos da maneira mais eficiente possível”, disse Guti. “A segurança pública deve estar em todas as situações: na rua, em festas, em eventos culturais. A existência do COI na região central da cidade é fundamental para Guarulhos”, enfatizou o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Marcio Pontes.

Cidade modelo em segurança pública

Em agosto deste ano Guarulhos foi considerada a cidade do Brasil mais segura entre aquelas com ao menos 1 milhão de habitantes, à frente de oito capitais, em um ranking elaborado pela MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia, a partir da análise da quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Guarulhos ficou à frente de São Paulo (SP), Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). “Nosso objetivo é continuar melhorando esses números e esta excelente central de monitoramento concorrerá fortemente para isso”, comentou o secretário de Governo, Edmilson Americano.

Integração com totem de segurança

O Centro de Operações e Inteligência está sincronizado com o totem de segurança instalado em 8 de dezembro no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro, que possui câmeras 360 graus para a vigilância 24 horas de todo o perímetro, reconhecimento facial e botões de acionamento direto aos atendentes da Central 153 da GCM, que irão orientar o munícipe ou encaminhar prontamente uma equipe à ocorrência.

Caso a tecnologia seja bem-sucedida, mais totens serão comprados e instalados em pelo menos outros 15 pontos estratégicos da cidade, também integrados ao COI, principalmente aqueles em que há aglomeração de pessoas. “A integração do sistema é completa, já que há sincronia entre as câmeras instaladas nas escolas da Prefeitura, nas unidades de saúde municipais, em parques e vias públicas”, explicou o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri.

- PUBLICIDADE -