Um público de 310 pessoas, formado majoritariamente por assistidas pelas cinco Casas da Mulher Clara Maria, lotou o Salão de Artes do Adamastor nesta quinta-feira (13) durante a cerimônia oficial do Dia Internacional da Mulher, com o tema “Da visibilidade à realização: o protagonismo das mulheres”. Promovido pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, o evento contou com as participações do prefeito Lucas Sanches, do vice-prefeito Thiago Surfista e da subsecretária Vanessa de Jesus, entre outras autoridades.
“Todos os dias são dias da mulher. Nossa gestão tem olhar sensível e humanizado às mulheres. Estamos trabalhando para resgatar pouco a pouco os cursos na Casa da Mulher e revitalizar esses equipamentos, que oferecem serviços importantes às mulheres. Nossa primeira missão é arrumar e fazer funcionar o que está parado. A mulher tem muita força e esses cursos complementam a renda da família, fazem a mulher se tornar independente e mudam a vida, trazendo também dignidade”, destacou o prefeito.
O chefe do Executivo apresentou também a munícipe Geruza Souza Fabre, que frequenta as aulas de costura e conserto na Casa Clara Maria Vila Galvão e trajava uma saia que confeccionara. “As aulas são maravilhosas. Deram-me noção de como fazer a saia. Pretendo trabalhar com costura porque gosto e preciso sustentar meu filho, que tem transtorno do espectro autista”, revelou a moradora da Vila Galvão, que é viúva.
O tema escolhido foi tratado pela subsecretária Vanessa de Jesus. “Queríamos trazer a marca especial do empoderamento da mulher, da liderança e a possibilidade dela se tornar empreendedora, gerar renda para sua casa e gerenciar seu negócio, e ainda mostrar o trabalho que temos feito de acolhimento e combate à violência doméstica na Casa das Rosas, Margaridas e Betes”, disse.
Vanessa destacou também os cursos de capacitação nas Casas da Mulher Clara Maria. “Estamos fomentando oportunidades para que a mulher seja reinserida no mercado de trabalho. Uma mulher precisa ser completa, com a saúde mental em dia, e com as condições de ter uma vida saudável”.
Já o secretário para Assuntos de Segurança Pública, Gilson Hélio Jesus dos Santos, destacou a participação da Guarda Civil Municipal na rede de proteção à violência contra a mulher por meio da Patrulha Maria da Penha. “Desde que o programa foi criado, em 2018, foram mais de 20 mil visitas a residências, fiscalizando as medidas protetivas que resultaram em 67 prisões em flagrante. A equipe desenvolve um importante trabalho socorrendo as mulheres agredidas e também promove ações preventivas, como palestras”, disse.
Durante o evento a jornalista e fundadora da Maratona de Negócios, Tatiana Bertolino, discorreu sobre o protagonismo da mulher em ambientes corporativos. “O lugar da mulher é onde ela escolhe estar. Ela deve estar sempre onde se sentir confortável e desafiada”, disse a palestrante.
















