O egresso do curso de Engenharia de Produção pela Universidade Guarulhos (UNG), Bruno Lewis, é um dos nomes de destaque da revista Forbes Under 30. A publicação reconhece, em 2025, empreendedores de até 30 anos pela capacidade de inovação e pelo impacto gerado em suas áreas de atuação.
De garçom a CEO, Lewis é cofundador da FORME, startup que implementa educação financeira em escolas públicas e privadas, com foco na formação de crianças e jovens mais conscientes e preparados para lidar com o dinheiro ao longo da vida. Na revista, o guarulhense integrou a categoria Empreendedorismo Social e Terceiro Setor e destacou a educação como sua principal vocação.
Para o reitor da UNG, professor Yuri Neiman, o reconhecimento de Bruno Lewis reforça o papel da Instituição na formação de profissionais comprometidos com a transformação social. “Ver um egresso da Universidade Guarulhos ganhar destaque ao gerar impacto positivo por meio da educação evidencia como da Universidade contribui para formar cidadãos críticos e empreendedores engajados com o desenvolvimento social”, afirma.
Segundo Bruno, o conhecimento acadêmico adquirido na UNG lhe proporcionou repertório para identificar problemas que precisavam de soluções e transformá-los em oportunidades. A graduação também foi essencial para tornar o projeto empresarial viável. “Durante o curso, tive contato com temas como gestão, planejamento, análise de processos e indicadores, além de empreendedorismo, conteúdos que foram fundamentais para transformar uma ideia em uma empresa estruturada”, destaca.
O empresário explica que o ambiente universitário o ajudou para o desenvolvimento do pensamento crítico, da disciplina e da capacidade de transformar ideias em projetos concretos. “A UNG me ensinou a estruturar problemas, testar hipóteses e buscar soluções, competências que utilizo diariamente como empreendedor”, informa.
De acordo com o empreendedor, a ideia de criar a FORME surgiu do incômodo por não ver crianças e jovens estudarem educação financeira desde a infância, já que todos, em algum momento da vida, precisarão lidar com o dinheiro. O projeto começou a dar os primeiros passos quando ele recebeu a mensagem de seu amigo Jacques Kondi, sugerindo criar uma empresa com o objetivo de levar educação financeira a crianças nas escolas.
“Durante a estruturação da empresa percebemos que muitos adultos, inclusive gestores e empresários, tomavam decisões financeiras sem base, algo que poderia ser diferente se tivessem recebido essa formação na escola. A educação financeira impacta escolhas de vida, carreira, consumo e até saúde emocional”, explica Bruno.
Junto a Bruno, a startup é liderada pelos fundadores Jacques Kondi Hamadani e Filipe Augusto Assis Barbosa. Atualmente, a empresa atende cerca de 300 escolas em todo o país, sendo 20 localizadas em Guarulhos, impactando mais de 20 mil alunos. A implementação da educação financeira na grade curricular inclui a oferta de material didático e o treinamento de professores.
















