Guarulhense de 17 anos conquista ouro em Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica no Chile


A guarulhense de 17 anos Miriam Harumi Koga, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, realizada no período entre 08 e 14 de agosto, na cidade de Antofagasta, no Chile. A equipe brasileira era composta por 10 integrantes, e além de Koga, os outros medalhistas de ouro foram Fernando Ribeiro de Senna, da cidade de Jundiaí, Bruno Caixeta Piazza, da cidade de Campinas e Henrique Barbosa de Oliveira, de Valinhos, no interior de São Paulo.

A jovem de 17 anos é estudante do colégio Mater Amabilis, localizado na região central da cidade, e com mais essa conquista, já somam-se 43 medalhas na carreira da guarulhense. No ano de 2016, ela conquistou a medalha de ouro na 19° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A competição no Chile foi disputada por 50 alunos do ensino médio entre 10 países, como Argentina, Equador, Uruguai entre outros.

Desde os nove anos de idade, a jovem demonstra uma dedicação ímpar e sempre foi modelo aos demais alunos do Colégio Mater Amabilis. Atualmente, ela mantém uma rotina de até 9 horas de estudos por dia. “Quando era menor, às vezes pegava livros de astronomia que pertenciam ao meu pai para aprender curiosidades. Interessava-me por saber como eram os outros planetas do Sistema Solar ou ver fotos de galáxias. O gosto foi se desenvolver de fato quando comecei a ter aulas avançadas de astronomia, no meu colégio, aos 14 anos”, diz a estudante.

- PUBLICIDADE -