Delegacia da Mulher de Guarulhos permanece sem definição sobre funcionamento por 24 horas

- PUBLICIDADE -

Antônio Boaventura

[email protected]

Apesar das ações do governador João Doria (PSDB) em diversas cidades do estado para funcionamento integral das delegacias da Mulher, a abertura por 24 horas da unidade de Guarulhos permanece indefinida. No último dia 18, o chefe do Poder Executivo estadual reafirmou o compromisso da abertura de 40 unidades neste modelo sem a inclusão do município.

Já a secretaria estadual de Segurança Pública ressalta que a ampliação do atendimento nas delegacias dedicadas ao atendimento exclusivo para mulheres por 24 horas será realizada de maneira técnica e sem qualquer prejuízo ao acolhimento às vítimas ou aos profissionais em atuação nessas unidades. Os estudos de viabilidade para essa expansão estão em curso. A pasta também revelou que outras duas unidades, das 133, terão funcionamento ininterrupto até o final do mês.

Paralelamente ao atendimento nas DDMs, todas as delegacias paulistas, inclusive as Centrais de Polícia Judiciária (CPJ) que funcionam 24 horas, são capacitadas para registrar casos de violência contra a mulher. Os cursos de formação de policiais, sejam civis ou militares, contam com disciplinas especificas sobre o tema e as unidades policiais contam com o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para o acolhimento das vítimas dessas ocorrências.

A ampliação do atendimento ininterrupto para as unidades da região de Santos e da zona norte da Capital paulista também está prevista para o próximo mês. A escolha das unidades é feita a partir de estudos e planejamento estratégico. A 1ª Delegacia da Mulher da Capital passou a funcionar 24 horas em 2016. As demais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.

Além disso, todas as delegacias do Estado seguem o Protocolo Único de Atendimento, que estabelece um padrão para melhor acolher casos de violência contra a mulher. Todos os policiais são capacitados – os cursos de formação contemplam disciplinas direcionadas ao tema.

Foto: Ivanildo Porto

- PUBLICIDADE -