- PUBLICIDADE -

Uma boa maneira de entender o crescimento do cenário de eSports – ou esportes eletrônicos – no Brasil é acompanhar a evolução das equipes que surgiram na última década com o intuito de disputar os principais torneios da categoria.

Assim, tanto a INTZ eSports quanto a KaBuM! e-Sports, devido à sua competitividade ao longo dos anos, ajudaram a levar as modalidades incluídas no âmbito dos eSports ao nível de popularidade que têm hoje. No entanto, talvez nenhuma outra equipe represente tão bem o crescimento dessa categoria quanto a paiN Gaming.

A evolução da paiN Gaming

Formada em 2010 por Arthur Zarzur Curiati, a paiN se notabilizou primeiramente por disputar – e vencer – torneios de Defense of the Ancients. A partir de então, a equipe passou a disputar também torneios de League of Legends (LoL), Rainbow Six Siege e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

Foi justamente por meio dessa última modalidade, CS:GO, que a paiN revelou aquele que é frequentemente considerado o melhor jogador de eSports do Brasil: Gabriel “FalleN”. O atleta atualmente faz parte da famosa equipe MIBR, que já conquistou centenas de milhares de dólares em premiações ao longo dos anos.

Além de FalleN, também se destaca o jogador de LoL Felipe Gonçalves da Rocha, ou “brTT”. Tanto a sua habilidade quanto a sua personalidade controversa chamam muito a atenção nas redes sociais, e não surpreende que a notícia do seu recente retorno à paiN tenha tido mais de 44 mil curtidas no Twitter.

Por sinal, tal popularidade da paiN nas redes sociais é um ponto que merece especial atenção: um levantamento feito em 2016 pelo site SporTV mostrou que a página da equipe no Facebook tinha mais curtidas do que a de seis dos 20 clubes que estavam disputando a Série A do Brasileirão naquele ano.

Algo bastante semelhante acontece ainda em 2020, visto que o perfil da paiN hoje tem mais de 600 mil seguidores no Facebook. A título de comparação, o Goiás Esporte Clube – talvez a equipe de futebol mais popular da região Centro-Oeste – conta com algo mais do que 300 mil seguidores.

Os eSports a nível nacional e regional

A comparação da paiN com equipes de futebol não vem por acaso: clubes como Santos e Remo também têm ou tiveram equipes de eSports, com destaque para a modalidade League of Legends. Além disso, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), assim como o Brasileirão, tem mais de uma divisão. Aliás, a própria paiN Gaming, bicampeã do CBLOL, amargou um rebaixamento que a fez disputar o Circuito Desafiante, o qual equivale à segunda divisão da modalidade.

O retorno à elite nacional veio em grande estilo no ano passado, quando a PaiN fechou um patrocínio com a Coca-Cola. Como observado pelo repórter Chandy Teixeira, tal acontecimento foi um verdadeiro marco por se tratar de um patrocínio vindo de uma empresa que não é de tecnologia.

Nada disso, entretanto, pode ser considerado uma surpresa de fato se formos levar em conta que já faz quatro anos que o International Wildcard Qualifier (IWCQ), uma espécie de torneio qualificatório para o Mundial de LOL, foi disputado na cidade de Curitiba. Ou seja, não é de hoje que o mundo reconhece o potencial deste mercado no Brasil.

Além disso, aqui em Guarulhos pôde-se ter uma mostra do reconhecimento da importância destes esportes quando, em dezembro do ano passado, a prefeitura da cidade apresentou um projeto de lei para a construção de uma arena multiuso. Esta contemplaria não só eventos esportivos mais tradicionais, mas também eventos de esportes eletrônicos.

Os responsáveis por fomentar a paixão pelos eSports

A popularidade dos eSports pode ser medida com base no fato de que diversos torneios são acompanhados de perto por diferentes sites. A plataforma de streaming de esportes DAZN, por exemplo, transmite competições relativas ao cenário enquanto sites de apostas esportiva como o da Betway, disponibilizam o favoritismo dos times por meio do fornecimento de odds. Dessa forma, o universo virtual colabora com a movimentação do mundo dos eSports e possibilita que milhares de fãs das modalidades inseridas na categoria, principalmente de LoL e CS:GO, acompanhem suas novidades e evolução.

Entretanto, não é apenas no mundo online que os esportes eletrônicos se veem representados. Em maio deste ano, por exemplo, será realizada em São Paulo a Geek Nation Brasil, que contemplará tudo o que diz respeito ao universo geek: quadrinhos, desenhos animados, filmes, séries de TV e, é claro, games.

Os exemplos dados mostram que estamos diante de uma indústria que vem dando passos cada vez mais consistentes rumo à profissionalização de seus praticantes. Afinal, levando em conta toda a equipe responsável pelo sucesso dos eSports, percebe-se que os gamers estão cada vez mais próximos de atletas de alto rendimento.

- PUBLICIDADE -