Coluna 35

- PUBLICIDADE -

Estação Ponte Grande

ETE ou URQ? A primeira sigla define uma Estação de Tratamento de Esgoto, que recebe o esgoto in natura para tratamento. Material mais pesado e carregado de todas as impurezas características do esgoto. A segunda, se refere a Unidade de Recuperação de Água, capaz de tratar a água de cursos que recebem o esgoto e, portanto, com menor concentração de dejetos. O bairro de Ponte Grande, depois de anos e anos sofrendo com o mau cheiro do canal de circunvalação, que recebe esgoto trazido pelos afluentes do Tietê, poderá ter uma estação URQ, que fará a despoluição desse canal e, consequentemente, resolvendo esse problema. Isso, se houver a adequada explicação e orientação dos moradores que estão sendo induzidos a erro pelos “achistas” de plantão. Tanto Prefeitura como Sabesp precisam melhorar essa comunicação.

Fight na Geral

Ficou pra lá de evidente que a disputa da presidência da Câmara será a mais acirrada de todos os tempos. Após liberação, pelo STF (Supremo Tribunal Federal), à reeleição única em cargos da mesa de Assembleia Legislativa, nasceu a possibilidade de que o atual presidente da Câmara, Fausto Miguel Martello, possa ser reconduzido ao cargo para o biênio 2023/2024. Com isso, os candidatos que disputavam a cadeira deram início a novas negociações. Mas, para o vereador Ticiano Americano (Cidadania), que vinha ganhando posições nesse páreo, essa possibilidade só deveria valer a partir de 2025 e, para isso, protocolou Projeto de Lei nesse sentido. Foi a gota d’água para cancelamento das sessões extraordinárias que ocorreriam na terça-feira. Confusão à vista.    

Taxa do Lixo

A prefeitura de Guarulhos, recentemente, mostrou-se aberta às discussões com a sociedade sobre a implantação da Taxa de Lixo na cidade. A ideia estaria voltada à redução de valores e formas de cobrança e tal. Mas, antes mesmo de se chegar a um consenso, o PDT (Partido  que suspende a Taxa, por conta de inconstitucionalidade na forma de cobrança da mesma, que tem relação com o consumo de água. Mais capítulos ainda serão contados nessa novela.

Achismos

Achólogo: Aquele que se utiliza de suas convicções que julga serem verdadeiras. Achista: Baseia sua argumentação na opinião pessoal, sem conhecimento. Achólotra: Viciado em achismos. Todos muito comuns nas redes sociais e responsáveis por disseminar opiniões, ideias e informações sem o devido saber. Melhor seria calar.

- PUBLICIDADE -