Herdeiros podem consultar valores a receber no site criado pelo BC

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

Herdeiros também poderão consultar valores de “dinheiro esquecido” em contas bancárias vinculadas ao CPF ou CNPJ de pessoas falecidas. Para tanto, basta usar o site que o Banco Central (BC) disponibilizou para este objetivo, o Sistema de Valores a Receber (SVR). Tutores, representantes legais e outros também poderão fazer a consulta de terceiros, como menores de idade.

Para o estágio da consulta, não é necessário login, apenas com o documento e a data de nascimento já é possível verificar se existe alguma quantia para receber.

O BC ainda não tem definiu o procedimento sobre como o saque será realizado – se será, por exemplo, necessária apresentação de inventário ou algo semelhante.

“O Banco Central divulgará, em breve, informações sobre procedimentos adicionais a serem adotados por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)”, informou a autarquia.

O serviço do “dinheiro esquecido” está disponibilizado pelo BC desde segunda-feira, 14, e serve para as pessoas consultarem se possuem alguma quantia “esquecida” em contas bancárias.

O SVR foi criado exclusivamente para este fim após alta demanda de tráfego no sistema de Registrato do BC. Apenas pelo endereço na internet do SVR ( (https://valoresareceber.bcb.gov.br/), é possível consultar as informações.

- PUBLICIDADE -