Turismo: Lugares para conhecer a história de Guarulhos

- PUBLICIDADE -

Maria Menezes

Rica em histórias, Guarulhos possui uma série de pontos turísticos que contam sobre a trajetória da cidade desde sua origem. Apesar disso, muitos deles acabam passando despercebidos devido a correria do dia a dia.

A fim de auxiliar o conhecimento da população sobre o processo de formação do município, bem como de pontos turísticos para aproveitar um dia livre, Claudia Fernanda dos Santos, docente de Turismo do Senac Guarulhos, em conversa ao HOJE, listou uma série de passeios para fazer na cidade.

Centro

Com monumentos que demonstram a formação da cidade o Centro de Guarulhos é o primeiro local a ser visitado com olhares turísticos quando interessados em conhecer a história e o turismo religioso do município. “O Centro é um ótimo lugar para começar a entender a história do município, com o valor histórico, os prédios e a arquitetura as pessoas conseguem trazer essa relação”, diz Cláudia.

Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Atualmente localizada na praça do Rosário, a igreja fazia parte das construções que compunham a rua Dom Pedro II, principal via da região central. A igreja foi demolida por volta de 1930, devido a uma ação de “organização e expansão” do centro da cidade. Após o acontecimento, a comunidade negra pode contar apenas com a lembrança do que um dia existiu. O que muitos não sabem é que o local foi demarcado com um pavimento mais escuro, que representa o território onde era construída, homenageando o antigo templo religioso.

Marco zero

Também na principal rua, a população encontra, em frente a Igreja Matriz, o Marco Zero de Guarulhos, lugar que dá início a toda numeração do município. “Nele, é possível ver um mapa com as principais distâncias e cidades ao entorno de Guarulhos. Era dessa forma que as pessoas se orientavam na época”, completa.  

Igreja Matriz

Para Claudia, a Matriz é um excelente ponto para observar a arquitetura religiosa. “A Matriz tem uma arquitetura colonial, neoplástica, com um pouco de rococó. Além de trazer também parte da história e formação da cidade”, diz.

Turismo de aventura

Cabuçu

Região que possui grande preservação ambiental, com nascentes da Mata Atlântica, o Cabuçu é também considerado por Cláudia um bom lugar para a prática do turismo de aventura.

Núcleo da Serra da Cantareira

O núcleo Cabuçu disponibiliza aos moradores da cidade uma série de trilhas, além de possibilitar a prática do conhecimento ambiental.

Morro do Nhangussu

Com vista surpreendente, o local é um sítio geológico com pedras que datam milhões de anos. Na história acredita-se que Guarulhos estava colada à África do Sul e durante a Pangeia, há 135 anos, houve a separação. Com isso, especialistas destacam o formato das rochas do Nhangussu, que, ao se projetar para fora do morro, aparentam ter sido separada de outra metade. “Lá, além de vivenciar um pouco da história e formação da cidade, com pedra que só ocorrem numa localidade específica do continente africano, as pessoas têm contato muito grande com a natureza, além da prática de esporte”, diz.

Aldeia Multiétnica Filhos da Terra

Aldeia indígena localizada na região do Cabuçu é uma oportunidade para vivenciar a identidade indígena do município. “Quando buscamos a história de Guarulhos e sua identidade, os primeiros povos que habitaram foram os indígenas, então acredito que seja interessante esse tipo de encontro”, comenta.

Passeio Cultural e interativo

A cidade conta também com pontos que, além de continuar contando parte da história, proporcionam um conhecimento cultural e educacional.

Museu de História Municipal

Inaugurado em outubro de 1960 com objetivo de incentivar o estudo histórico e geográfico de Guarulhos, o local possui acervo de peças relacionados a fundação da cidade, com instrumentos de precisão, tecelagem, arte sacra, utensílios domésticos, folclore e até instrumentos musicais. Ele fica localizado na rua dos Coqueiros, 74 – Lago dos Pagos e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 18h.

Biblioteca Monteiro Lobato

Primeira biblioteca municipal, o local conta com uma grande coleção de livros. A biblioteca foi inaugurada, primeiramente, no antigo Paço Municipal, em novembro de 1940 e transferida para o atual prédio em junho de 1968. Ela foi construída na parte de baixo do Cemitério São João Batista, destinada ao sepultamento dos membros da Irmandade do Rosário Mãe dos Homens Pretos e recebeu o nome de Monteiro Lobato, em homenagem ao poeta, no dia 13 de junho de 1978.

Sesc Guarulhos

Opção para os amantes de atividades interativas, o Sesc Guarulhos apresenta uma série de atividades como shows, peças de teatro e eventos esportivos durante o dia para que a família, em todas as idades, aproveite um dia de passeio fora de casa.

- PUBLICIDADE -