Especialista tira dúvidas sobre o câncer de mama em animais

Freepik
- PUBLICIDADE -

A campanha de prevenção ao câncer de mama em seres humanos é muito comentada, principalmente durante o mês de outubro, mas essa conscientização também precisam ser estendidas aos amigos de quatro patas. É por isso que é importante ressaltar a prevenção e os cuidados em relação a essa doença também em cães e gatos.

Amanda de Deus, veterinária especialista em patologias da glândula mamária e professora do curso de Medicina Veterinária da Uninassau Graças, alerta para a importância de os tutores conhecerem os sinais da doença para irem em busca de um tratamento o mais rápido possível. “Em cadelas e gatas, ocorre a formação de lesões nodulares na cadeia mamária que podem ter crescimento rápido e aparecimento de áreas ulceradas (feridas). Os animais não castrados e os castrados tardiamente têm uma chance maior para o desenvolvimento desse tipo tumor. É importante destacar que os machos, caninos e felinos, também podem desenvolver câncer de mama”, explica.

O diagnóstico precoce ajuda bastante no tratamento e na possível cura da doença. O tutor precisa ficar atento e, periodicamente, realizar a palpação da cadeia mamária e, notando a presença de nódulos ou secreção, deve procurar um profissional da medicina veterinária.

“Atualmente, o câncer é a doença responsável pelo grande número de mortes de felinos e caninos. A melhor maneira de garantir uma ótima qualidade de vida para o seu animal de estimação é levá-lo ao médico veterinário regularmente e seguir as orientações do profissional”, finaliza a professora.

- PUBLICIDADE -