HOJE TV: Diretor do IFSP – Guarulhos explica como ingressar nos cursos gratuitos da instituição

Foto: HOJE TV
- PUBLICIDADE -

Comandado pelo jornalista Maurício Siqueira, o HOJE TV desta segunda-feira (18) contou com a participação do diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Guarulhos), Ricardo Agostinho de Rezende Júnior. Ele explicou sobre o funcionamento do instituto que oferece cursos na área de informática, automação industrial e matemática.

“Temos essas três áreas de atuação sendo que os nossos cursos têm uma empregabilidade muito alta. Melhora a renda do cidadão guarulhense porque qualificado ele tem a oportunidade de conseguir emprego e uma média salarial maior. Além disso, nossos professores formados na área de matemática estão atuando aqui na cidade, os alunos de informática e de automação atuam também no município e nas imediações”, disse.

“Os cursos são gratuitos, o estudante não gasta nem um valor e ainda tem programa de permanência. Aquele aluno que tem baixa renda recebe um valor para custear transporte, alimentação, entre outras questões. Quem custeia tudo isso é o Governo Federal. O ingresso sempre acontece no começo e no meio do ano e temos capacidade para atender 1.400 alunos”, explicou o diretor.

O curso técnico forma desenvolvedores profissionais, ou seja, pessoas que atuam com projeto, construção e aperfeiçoamento de aplicativos, sites e outros sistemas de software; além de se envolverem em todas as etapas da produção de um produto.

“O que pouca gente sabe é que nós temos alunos do Ensino Médio até a Pós-graduação. O estudante inicia no Ensino Médio, que são quatro anos porque é junto com um curso profissionalizante, depois ele pode fazer uma engenharia de cinco anos, por exemplo, e ainda uma Pós-graduação”, afirmou Júnior.

- PUBLICIDADE -