HOJE TV: Elton Soares explica sobre a lenda urbana da ‘Bruxa de Cumbica’

Foto: HOJE TV

Comandado pelo jornalista Maurício Siqueira, o HOJE TV desta sexta-feira (29) contou com a participação do historiador e escritor Elton Soares que esclareceu alguns fatos sobre lendas urbanas da cidade, dentre elas a da “Bruxa de Cumbica”.

“A lenda sobre a bruxa de Cumbica está registrada no livro ‘Guarulhos, cidade símbolo’, escrito por Adolfo de Vasconcelos Noronha, um livro muito importante da história da cidade de Guarulhos”, explicou o historiador.

Segundo ele, antes de ser construída a Base Aérea de São Paulo em Cumbica, já existia um conflito da bruxa com o pessoal que usava o Clube Paulista de Planadores. “Aquela região é muito voltada para a questão aviatória, por conta da planície e da corrente de ventos”, disse. “Quando foi criada a Base Aérea em Cumbica, a bruxa perdeu o espaço dela e desde então começou a criar muitos atritos com os aviões de lá e foi aí que resolveram prendê-la em uma sala”, ressaltou Soares.

De acordo com ele, quando a cidade completou 400 anos em 1960, o Noronha pediu para poder fotografar a bruxa. “E não é que nesse dia caiu mesmo um avião?! Rapidamente eles guardaram a bruxa novamente”, disse. “Desde então a Base Aérea de São Paulo fez uma cela para que ninguém mais a visse e para que não tirassem nem fotos. A verdade é que se ela sair, os aviões caem”, completou o historiador.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.