HOJE TV: Psicóloga explica como vencer o luto

O HOJE TV desta segunda-feira (01º) trouxe um assunto de extrema relevância, mas que a maioria das pessoas prefere não encarar de frente: a dor do luto. O jornalista Maurício Siqueira, conversou sobre o assunto com a psicóloga especialista no assunto, Arlete Salles Barbosa.

Segundo Arlete, o luto é uma situação que todos precisam saber lidar. “É necessário entender que a morte é uma realidade. Não sabemos quando esse ciclo será encerrado, mas podemos nos preparar para esse momento. Quando você entende o processo é mais simples para ressignificar o que aconteceu”, explicou.

Arlete destacou que o luto não é apenas referente a perda de uma pessoa. “O sentimento do luto não depende só da morte, pode estar ligado a demissão, fim de relacionamentos e outras perdas. Por isso é importante se preparar para isso”, disse.

Ela ressaltou, ainda, o fato de a sociedade preparar as pessoas apenas para ganhar e nunca para perder. “Todo mundo só quer orientações para ser feliz e se dar bem. Ninguém diz que devemos nos preparar para a morte. Só existe preparação para ter, mas nunca para perder”, afirmou a psicóloga que destacou que se especializou nesse tema após perdas significativas em sua vida. “A morte repentina é terrível, porque você não está preparado por aquilo, mas é ruim também você acompanhar essa pessoa definhando no dia a dia”, disse.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

Imagem: HOJE TV