HOJE TV: Comerciante da Ponte Grande expõe situações diante da instalação da URQ

Foto: HOJE TV
- PUBLICIDADE -

“Que fique bem claro, os moradores da Ponte Grande não são contra a instalação da estação de tratamento de água de esgoto, nós somos contra que seja construída naquele local”, explicou Luciano Milanezi, comerciante e morador do bairro, ao jornalista Maurício Siqueira, durante o HOJE TV desta terça-feira (30).

A obra em questão é a Unidade de Recuperação da Qualidade da Água (URQ)  que deve ser instalada na região. Diferentemente de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a água do córrego a ser tratada na URQ possui uma concentração de impurezas seis vezes menor do que uma ETE, mas que ainda assim causa um mau cheiro característico na região, que será eliminado pela unidade, juntamente com os pernilongos atraídos pelo córrego.

A URQ a ser implantada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ainda em 2022 irá retirar até 90% das impurezas da água do córrego, o que, na prática, significa que ela terá condições de preservar vida. A construção, de R$ 68,5 milhões, será erguida ao longo de oito meses e prevê a reconstrução da pista de skate que fica ao lado do estádio Arnaldo José Celeste com o dobro do tamanho atual, além da manutenção integral da pista de atletismo e do estádio.

No entanto, segundo ele, os moradores do bairro esperam mais explicações sobre o por que da obra na região. “Nós temos escolas, creches e uma Unidade Básica de Saúde que estarão ao lado dessa estação, o que gera muitas dúvidas”, disse.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -