Conheça a história do cineasta Tico Barreto que há 20 anos destaca Guarulhos

Foto: HOJE TV
- PUBLICIDADE -

O convidado desta segunda-feira (14) do HOJE TV, apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira, foi o cineasta Tico Barreto. Dentre os assuntos tratados durante a entrevista, Barreto contou que já fez alguns filmes em Guarulhos, começou há uns 20 anos no audiovisual, na cidade principalmente.

“Começamos com a oficina de cinema para formar novos talentos e apresentá-los para os coletivos e produtores tanto de Guarulhos quanto de outros locais. Dessa forma, iniciamos com oficinas de criação de filmes e de roteiro. Fizemos o primeiro longa-metragem da cidade com atores e equipe técnica de Guarulhos”, disse.

Para Barreto, esse filme trouxe muita alegria principalmente para as pessoas que participaram dele, pois deu voz para aquilo que elas precisavam falar. O roteiro do filme “Ensaio sobre o amor” foi feito a partir de improvisação, que é um pouco do método que o cineasta trabalha, e está devidamente registrado na Agência Nacional do Cinema (Ancine). “Pratico um cinema colaborativo, que os próprios atores são estimulados a produzir o roteiro, o conteúdo e, em seguida, filmar”, explicou.

O cineasta falou também sobre um outro filme, chamado “Aeroponto”, que inclusive ainda não foi finalizado. “Foi o primeiro filme que fala um pouco sobre umas questões difíceis da cidade: a construção da terceira pista de pouso do Aeroporto de Guarulhos e a população que existe em volta, no bairro do Haroldo Veloso. Um local bonito que foi habitado por pessoas que vieram trabalhar na cidade na época da construção do aeroporto. Um bairro que ficou há muito tempo sendo refém dessa questão da construção da pista e as pessoas moravam, mas que não sabiam se iam ser despejadas. Elas viviam com esse medo da desapropriação e, a partir desse medo, surgiram muitas histórias: de roubo, de prostituição, de abando e de medo. E com isso, eu fui até lá ouvir um pouco dessas histórias para construirmos o roteiro do filme, mas ainda não finalizamos”, terminou Barreto.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -