Reciclagem reduz exposição a poluição e amplia oportunidades de trabalho

Foto: HOJE TV

Com a reciclagem, as pessoas deixam de estarem expostas a tanta poluição, bem como com mais oportunidades de trabalho. Assim, as empresas economizam com matérias prima, sem contar a eliminação de poluentes e foi sobre esse assunto que tratou o empresário e advogado, José Roberto Lapetina, no HOJE TV desta segunda-feira (7), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

A reciclagem de lixo foi uma das principais soluções encontradas para a diminuição dos impactos que o excesso de resíduos que é descartado no meio ambiente causa em todo o planeta, trazendo benefícios e gerando economia. “Existe uma quantidade bastante significativa de entidades e institutos criados para cuidar da área da reciclagem de todos os produtos e cada um atua em um setor ou em um segmento de acordo com os interesses envolvidos por aquela empresa”, informou Lapetina.

No Brasil foram registrados os primeiros vestígios de reciclagem em 1896 quando catadores de lixo tinham ordens para encaminhar garrafas, ferros, folhas e outros materiais para fábricas e locais em que seriam reutilizados. “Em 1964 na Itália, foi fabricada a primeira sacola plástica para substituir as caixas de papelão que eram usadas para embalar sapatos e meu pai estava lá, foi ele quem trouxe a ideia para o Brasil e nós começamos a fabricar a sacola plástica neste mesmo ano. Somos o primeiro fabricante das 10 empresas plásticas no país, agora somos o primeiro porque as outras empresas já fecharam”, explicou.

De acordo com Lapetina, existe muita história sobre o plástico que as pessoas desconhecem, especificamente na área de reciclagem. “Reciclamos desde 1967 e como é que você recicla desde esse tempo se ninguém falava, nem imaginava o que seria isso? Por uma questão de economia. Não por causa da ecologia, porque com o material reciclado você dá uma segunda vida ao produto ou até uma terceira ou quarta vidas”, disse ele.

Atualmente o país gera por dia por volta de 195 milhões de quilos de lixo, o que resulta em aproximadamente 55 trilhões por ano, valores que corresponde a cerca 1,15 kg de resíduo gerado diariamente por cada brasileiro. “Hoje os produtos são nobres, existe tanta tecnologia na matéria-prima que são utilizadas para produzir o produto final. É possível reciclar a mesma garrafa pet umas 40 ou até 50 vezes, ela só não volta a ser garrafa pois vai perdendo suas propriedades e também muda sua aplicação. A partir de garrafas é possível fazer conduítes, tapetes, rodos, vassouras e assim por diante. Muda a aplicação porque a matéria-prima perde a propriedade e assim é possível ir dando uma utilização menos necessária que as que tenham os componentes”, finalizou Lapetina.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -