Coxinha: descubra o segredo para deixá-la seca e crocante

Imagem: Shutterstock
- PUBLICIDADE -

Se você já tentou fazer coxinha em casa e ela acabou abrindo, murchando ou ficando com um aspecto gorduroso, saiba que você estava fazendo do jeito errado. Mas com esse guia do TudoGostoso você vai chegar naquele ponto da coxinha sequinha e crocante de dar água na boca. Descubra qual é o segredo para a coxinha não rachar e deixá-la irresistível.

O segredo é utilizar uma panela do tamanho ideal e com pouca quantidade de coxinha para não diminuir a temperatura do óleo quando estiver fritando o salgado. Tome cuidado ao fritá-la, não passe do ponto. Para isso, frite-os só até formar uma casquinha. Dessa forma, você dificulta a rachadura do salgado.

Para a coxinha ficar com aquele aspecto crocante por mais tempo, você vai precisar utilizar 3 ingredientes na hora de prepará-la. Separe água, amido de milho e farinha de empanamento. Ao invés de misturar leite com amido de milho, faça a substituição pela água. Essa mistura vai formar uma casca fina no salgado. Para finalizar o processo, utilize a farinha de empanamento da marca de sua preferência.

A coxinha perfeita é aquela que tem uma massa leve e crocante. O segredo é justamente o equilíbrio na hora de preparar a receita da massa. Por isso, ela deve ser composta por metade sendo feita de batata e a outra metade de farinha de trigo. Outro truque culinário é acertar no ponto ideal da massa. Na hora que estiver cozinhando a massa, faça esse procedimento até que ela desgrude do fundo da panela. Dessa forma, você evita que a coxinha estoure na hora de fritar.

Por que as minhas coxinhas murcham?

Provavelmente porque a coxinha não foi umedecida da forma correta. Para evitar esse problema, você deve procurar umedecê-la com água, amido de milho e farinha de empanamento, seguindo o mesmo método já explicado para deixá-la mais crocante.

Para não deixar a sua coxinha grudenta, enquanto você prepara a massa, salpique um pouco de farinha de trigo para ela parar de grudar. Mas, lembre-se, ela precisa ser incorporadora à massa. Se estiver em dúvida sobre como fazer a massa, siga a proporção para 100% de líquido, você deve colocar 50% de farinha de trigo e 10% de gorduras + temperos.

Aprenda como fazer coxinha seca e crocante

Agora que você já sabe informações importantes para não deixar a coxinha mole, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para prepará-la, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 200g de farinha de trigo, 1/2 colher (de sopa) de manteiga, 1 tablete de caldo de galinha, 250 ml de leite e 250 ml de água.

Na hora de fazer a massa, pegue uma panela, leve ao fogo médio e coloque a água, o leite, o caldo de galinha e a manteiga. Mexa de vez em quando. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e coloque a proporção indicada da farinha de trigo. Para não deixar a massa queimar, mexa sem parar. Confira se a massa começa a desgrudar do fundo da panela. Depois disso, desligue o fogo. Transfira a massa da coxinha para uma tigela ou bacia. Espere até que ela esfrie um pouco. Após esse tempo, sove a massa até que ela fique bem lisa. Cubra a massa e deixa-a esfriar mais um pouco. Quando a massa estiver totalmente fria, comece a fazer a coxinha.

- PUBLICIDADE -