Peacekeepers: voluntários que deixam suas pátrias com o propósito de estabelecer a paz pelo mundo

Foto: Hoje TV

Em homenagem a atuação de homens e mulheres que, voluntariamente, deixam seus lares e suas pátrias com o propósito de estabelecer a paz, comemora-se, em 29 de maio, o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas e foi sobre esse assunto que tratou Lucas Munhoz, que é peacekeeper, no HOJE TV desta terça-feira (31), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

A data celebra o trabalho dos militares que levam segurança e tranquilidade para populações de países marcados por conflitos e tragédias. “Depois que nós recebemos o aval da Organização das Nações Unidas (ONU) para que possa ocorrer a intervenção, que sempre acontece em algum país que está diante de um conflito, os militares peacekeepers estarão no local para garantir a proteção dos civis e dos direitos humanos”, explicou Munhoz.

Segundo ele, a participação do Brasil em Operações de Manutenção de Paz remonta a datas anteriores à criação da ONU. Mesmo não fazendo parte da Liga das Nações desde 1926, o Brasil teve papel fundamental na mediação do Conflito de Letícia, entre Colômbia e Peru. Ainda de acordo com Munhoz, São Paulo e Rio de Janeiro vivem guerras silenciosas.

“Nestes locais acontecem guerras não declaradas, mundialmente dizendo, elas são internas. Por exemplo, um policial não pode sair para trabalhar pelas ruas em paz, sem se preocupar em deixar seus familiares, afinal, estão correndo riscos. Às vezes ele não pode nem estar fardado no mesmo ambiente em que vivencia algum tipo de lazer com a sua família por também estar correndo risco. Tudo isso classifica-se como um cenário de combate de guerra. Isso mostra que, na realidade, muitos locais convivem com guerras silenciosas”, finalizou.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -