‘O Direito tem sofrido, como toda a sociedade, uma série de mudanças’, diz Marinangelo

Foto: Hoje TV
- PUBLICIDADE -

O HOJE TV desta quinta-feira (23), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira, contou com a participação de Rafael Marinangelo, que é professor e advogado com pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). De acordo com ele, o Direito nasceu como uma tentativa de controlar o comportamento do homem. “Ele tem sofrido, como toda a sociedade, uma série de mudanças”, afirmou.

Marinangelo explicou sobre uma grande discussão que existe no Direito: se o homem é naturalmente bom ou se o homem é o lobo do próprio homem. “Estudos sociológicos demonstram que, na verdade, o homem tem uma propensão a violência e ele precisar ser contido. A religião faz um papel muito importante na medida em que ela coloca linhas mestras, sem as quais não é possível um convívio pacífico entre os seres humanos”, disse.

Segundo o advogado, o Direito veio como algo mais estatal e, portanto, fora do âmbito da religião, mas visando a mesma coisa. “Sempre adentrando em questões muito mais pontuais e complexas, inclusive de acordo com o desenvolvimento da sociedade para regrar condutas, ou seja, o Direito prima pela racionalidade. Em um primeiro momento há uma racionalidade, com um discurso ou o argumento racional que vai criando condições necessárias para se defender ou não o direito de alguém”, finalizou.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -