Cultura x indústria cultural: Dagmar Santos relata conceitos e características

Foto: Hoje TV
- PUBLICIDADE -

A entrevistada do HOJE TV desta quinta-feira (14), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira, foi Dagmar Creilde dos Santos que é mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e diferenciou o que é cultura de massa para a indústria cultural.

Segundo ela, na cultura de massa, a arte prevalece e o povo faz suas próprias artes e culturas. Enquanto isso na indústria cultural, a arte é sempre transformada em um produto industrializado, importando apenas se será vendável e consumido em grande escala. “Para mim esse tema é instigante, pois ele é realmente atualíssimo. Sempre busco resgatar a escola alemã de Frankfurt, desde 1923, ou seja, 100 anos depois nós trabalhamos conceitos que foram deste século, considerando tudo o que temos vivido no nosso cotidiano até os dias de hoje”, disse.

Para ela essas análises comparativas são fundamentais para que se possa entender o contexto dos dias atuais e para que sejam desenvolvidas opiniões próprias. “Quando me refiro a Frankfurt, é exatamente sobre esse resgate de conceitos históricos de uma forma crítica para a realidade atual”, explicou.

A espontaneidade e a originalidade da arte estão presentes na cultura de massa, o mesmo não se aplica à indústria cultural que visa sempre o que mais vai vender para a sociedade, sempre focado no consumo, e não na arte. “Estamos tentando entender a realidade em que vivemos, através da história em teorias de vários pensadores, inclusive Freud, que achou muito importante esses conceitos e todos os outros pensadores que marcam a história. Todos eles assumiram como algo que deveria ser investido. Afinal, cultura é tudo aquilo que está ao redor, o modo de viver, de entendimento das coisas, aquilo que define meu comportamento e percepção de convívio social. A indústria cultural inclui manifestações artísticas como a pintura e a escultura”, finalizou Dagmar.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado através do Facebook (guarulhoshoje), Youtube (HOEJ TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -