Hospital de Campanha de Guarulhos contabilizou 600 vidas salvas

Foto: Divulgação/PMG

Da Redação

Em cinco meses de funcionamento, o Centro de Combate ao Coronavírus de Guarulhos (3C-Gru), inaugurado no Parque Cecap no dia 27 de março do ano passado, contabilizou mais de 600 vidas salvas. Até o dia 4 de setembro, quando foi desativado, o local realizou mais de 40 mil atendimentos, incluindo pessoas que não foram internadas após a triagem.

Dos cerca de 800 pacientes de alta complexidade que ficaram internados no 3C-GRU, mais de 600 se recuperaram e puderam voltar para casa, além de pouco mais de 120 transferências realizadas, o que representa uma taxa de recuperação de 87,5%.

Nesse período, foram contabilizados mais de 39.700 atendimentos no local, incluindo internações, consultas médicas e encaminhamentos para isolamento domiciliar, bem como 89.560 exames (bioquímicos, ultrassom, tomografia computadorizada e raio-X) e registrados 86 óbitos.

Dois dias antes de ser completamente desativado, a equipe, assim como a cidade, comemorou a alta do último paciente atendido, um homem de 63 anos, que deu entrada diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave e, após sete dias, foi liberado inteiramente curado. Durante os meses de funcionamento, o local apresentou uma taxa de sobrevida superior a 90%.

Primeiro hospital de campanha aberto no Brasil, após sete dias de construção, o 3C-GRU começou a operar com a central de triagem e atendimento por drive-thru e para pedestres. Referência para os casos moderados e graves de covid-19, o complexo foi concebido para prestar assistência exclusiva aos pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

A partir de 7 de abril, o hospital de campanha abriu para internações, inicialmente com 70 leitos, sendo 14 de UTI e outros 56 para pacientes de alta complexidade, além de contar com aparelhos de tomografia, ultrassonografia, raio-X e todo o aparato médico necessário para o tratamento da covid-19. Em junho, quando Guarulhos atingiu números próximos a 100% de ocupação de UTIs para o tratamento da doença, em uma semana o 3C-GRU foi ampliado em mais 10 leitos de alta complexidade, aumentando a capacidade para 24 UTIs.