HOJE TV: Ricardo Caires explica a diferença entre perito e assistente técnico

Foto: HOJE TV

O HOJE TV desta sexta-feira (10) contou com a participação de Ricardo Caires que é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal, que relatou a principal diferença entre o assistente técnico e o perito civil/criminal.

Caires também é especializado em perícia de imagem e arquivos digitais, formado em identificação de voz, falantes, face e linguagem pelo Centro de Fonologia de São Paulo (Cefac), aprimorado em computação digital forense e também perito do juízo.

“O que o código penal nos garante é o direito do contraditório. Muito se confunde quando falam que o perito assistente técnico é um perito particular, o código de processo penal e o civil não fala em particular, ele fala em assistente técnico”, explicou ele.

O perito é um auxiliar da justiça, enquanto o assistente técnico é de confiança da parte envolvida no processo, sendo indicado e pago diretamente por ela. O perito escreve o laudo e o assistente técnico, o parecer. “Quando se fala em assistente técnico e se estou incluído dentro do código de processo penal ou civil, eu já tenho a fé pública e a capacidade postulatória mesmo que um perito oficial para estar fazendo um laudo”, finalizou o perito.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.