Turismo em Guarulhos: de negócios e de cultura popular com difusão das potencialidades turísticas da cidade

Foto: HOJE TV
- PUBLICIDADE -

O Departamento de Turismo de Guarulhos busca fomentar toda a negociação turística com ênfase nos setores de negócios e a de cultura popular, difundindo as potencialidades turísticas da cidade e foi sobre esse assunto que tratou o diretor de Turismo da Prefeitura de Guarulhos, Ricardo Balcone, no HOJE TV desta terça-feira (8), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

Balcone está há cinco anos na prefeitura chefiando o departamento. “Quando iniciei o trabalho encontrei um departamento desorganizado. Sou Turismólogo, formado e pós-graduado nesta área, então tenho uma boa noção sobre como planejar o turismo da cidade”, afirmou ele.

Além de planejar e executar políticas públicas para incentivar o desenvolvimento do turismo, é responsabilidade do departamento envolver a comunidade por meio de programas turísticos, bem como supervisionar e administrar os atrativos, proporcionando a qualificação e formação de pessoal para prestar serviços de orientação turística, hotelaria, gastronomia e outros relacionados à área.

“No início não tínhamos nem a quantidade de Unidades Habitacionais (UHs) de quartos de hotéis da cidade. Qual foi o primeiro planejamento? Colocar a casa em ordem. Não adiantava fazermos entregas para o turismo antes de colocar a casa em ordem. Então, os dois primeiros anos do mandato do prefeito Guti foram pensados em reorganizar o setor. Com isso, nós fizemos todos os estudos de demanda novamente, plano diretor, inventários turísticos, entre outros. Fizemos a contagem de UHs, categorizamos todos os atrativos turísticos, remodelamos o setor, entendemos que o turismo de negócios, que é o que todo mundo fala: ‘Guarulhos é para turismo de negócios’. Isso já está saturado, ele anda sozinho”, ressaltou o diretor.

Os planos e projetos de desenvolvimento de turismo, no âmbito municipal, estadual e federal, são elaborados, coordenados e supervisionados pelo departamento, que também propõe desenvolver metodologias e pesquisas para construção de ambiente favorável ao desenvolvimento econômico sustentável do município, trabalhando em conjunto com a sociedade civil. “Hoje a ocupação hoteleira da cidade está, em média, em 75% todos os dias do ano. Por isso, o turismo de negócios já caminha bem no município. Assim, o poder público precisa dar infraestrutura e entendimento para os novos modais de turismo”, concluiu Balcone.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -