Compdec foi criada para implementar um sistema permanente de ações de prevenção de desastres em Guarulhos

Foto: HOJE TV
- PUBLICIDADE -

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) foi criada para implementar na cidade um sistema permanente de ações de prevenção de desastres, para preparar equipes e população para enfrentar situações de emergência, além de prestar assistência humanitária, decretar ou homologar situação de emergência ou de estado de calamidade até que se restabeleça a normalidade social.

Para isso, articula recursos humanos e materiais, públicos e privados, disponíveis no município para que seja possível atender a todas as demandas da população e foi sobre essa questão que tratou o coordenador da Compdec, Waldir Pires, no HOJE TV desta quinta-feira (10), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

De acordo o coordenador, até 2017, todos os relatórios do setor eram feitos manualmente. “Era uma gestão ainda analógica, tínhamos um arquivo morto. Só que estamos em 2022 e precisamos aproveitar a tecnologia que temos. Hoje, implantamos um programa no Sistema de Atendimento da Prefeitura de Guarulhos (Siagru) onde o nosso agente vai de posse do celular e já faz o relatório diretamente pelo aparelho. Ou seja, esse relatório já vai direto para o Siagru. Todos os relatórios que a Defesa Civil faz já estão no nosso aplicativo. Quem tem contato com o Siagru, pode ter contato com o nosso relatório”, disse ele.

O Siagru é uma aplicação livre, customizada e implantada pelo Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) para a Prefeitura de Guarulhos.

O coordenador explicou que recebem muitas solicitações de cópia dos relatórios que verificam, das quais a Defesa Civil foi até o local e averiguou se há ou não risco. “Nós temos uma dosimetria dos riscos. Risco um, dois, três e quatro, sendo que o quatro é o risco muito alto. E quando nós nos deparamos com um muito alto, fazemos o contato com aquelas pessoas e retiramos essa família daquele lugar”, explicou ele.

Em Guarulhos existem muitas áreas invadidas pela população, normalmente próximas de córregos e de riachos que ele, na sua vazão normal fica no máximo até o joelho. “Só que quando vem uma grande chuva, uma grande precipitação, essa água invade as várzeas, o que é natural. Todo ano a gente vê lá na área do Jardim Pantanal, na Vila Izildinha e Vila Any, locais, ruas alagadas, afinal, ali é a margem do rio. Nós é quem estamos tomando o local errado”, finalizou Pires.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -