Sandra Santos foi a única candidata negra à Prefeitura de Guarulhos em 2020

Foto: Hoje TV

A professora e historiadora Sandra Santos, entrevistada pelo jornalista Maurício Siqueira no HOJE TV desta terça-feira (8) e também Dia Internacional da Mulher, foi a única candidata negra, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), à Prefeitura de Guarulhos em 2020 entre os 12 nomes que disputaram o cargo nas eleições daquele ano.

“Nós mulheres ocupamos secretarias bem pertinentes em Guarulhos, como a Genilda que foi da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Maria Helena que foi da Secretaria do Trabalho, a outra Maria Helena que foi da Secretaria de Serviços Públicos e a Eneide que foi da Secretaria de Educação. Eu coloco esta posição também em relação a nós mulheres, por lutarmos pelo nosso espaço dentro de uma administração”, explicou Sandra.

De acordo com a professora, as mulheres são dois terços de um universo enorme na administração de Guarulhos. “Temos muitas mulheres competentes, mas falta oportunidade e sermos mais firmes na decisão para que possamos assumir esse espaço”, disse ela.

Sandra contou que se sentiu realizada por ser a primeira negra a disputar o cargo em Guarulhos e espera inspirar novas gerações. “Foi uma experiência muito boa porque eu pude andar mais ainda pela cidade, ver as nossas deficiências e, ao mesmo tempo, o quanto que o guarulhense tem que analisar seus candidatos. Não adianta reclamar depois de ter votado, mas sim antes pois só pode realmente fazer as coisas quem está comprometido com os seus cidadãos. Essa experiência foi demais!”, afirmou ela.

Se fosse eleita, a professora representaria duas marcas únicas na cidade: a de primeira mulher e a primeira pessoa negra a ser eleita em Guarulhos para um cargo majoritário. Ela é pedagoga, advogada e pós-graduada em Políticas Públicas, História, Sociedade e Cultura, além de cursar uma pós-graduação em Direito Previdenciário, além dos sete idiomas que fala.

“Andei demais pela cidade de Guarulhos, tive debates e embates com ex-prefeitos, isso que eu nunca fui prefeita, eu apenas estava como candidata para a prefeitura e eu gostei bastante. Por isso chamo e conclamo mesmo todas as mulheres a participarem da vida política, porque você além de participar, é possível contribuir por ter vivência”, encerrou Sandra.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -