Municípios acompanham decisão do Estado e dispensam a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos

Foto: Olivia Villegas
- PUBLICIDADE -

Nove, dos 12 municípios do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) preparam decretos para liberação do uso de máscaras em locais públicos abertos, acompanhando a decisão anunciada hoje pelo Governo do Estado. A medida segue em estudo nos municípios de Arujá, Salesópolis e Santa Branca.

De acordo com o decreto estadual, o uso da proteção contra a covid-19 continua obrigatório no transporte público e em todos os ambientes fechados de acesso público, como salas de aula, comércios e escritórios. Em locais como vias públicas, parques, ambientes escolares abertos, shows e eventos ao ar livre o uso é opcional.

Apesar da diretiva do Estado, cada município possui autonomia para adotar sua conduta de acordo com suas particularidades. No caso de Mogi das Cruzes, o uso de máscara em equipamentos esportivos e culturais públicos de ambiente fechado será facultativo mediante apresentação de comprovante de vacinação. Já em Suzano, o acessório de proteção continua a ser obrigatório em todos os espaços escolares.

A queda nos índices da pandemia e o avanço na imunização embasaram a decisão dos municípios. Nos últimos 14 dias a região registrou queda de 65,9% no número de novos casos da doença e 54,2% nos óbitos com relação aos 14 dias anteriores. Já a taxa de ocupação de leitos na região atual é de 12,6% na UTI e 19,8% na Enfermaria.

As regras de cada município devem ser divulgadas em decretos municipais que serão editados nos próximos dias. 

- PUBLICIDADE -