Indústria bélica é quem ganha com a guerra na Ucrânia

Foto: Hoje TV

Seja com a venda de armas, aviões e até submarinos, muitas companhias têm ganhado com os conflitos pelo mundo, inclusive com a guerra que está acontecendo atualmente na Ucrânia e foi sobre esse tema que tratou Alexandre Zeitune, professor de Direito e escritor, no HOJE TV desta sexta-feira (18), apresentado pelo jornalista Maurício Siqueira.

“Eu penso que por trás de toda essa guerra, nós temos uma questão geopolítica das mudanças climáticas, fazendo o enfrentamento ao dinheiro e a matriz energética: petróleo e guerra. Essas, como duas grandes fontes dos recursos internacionais e do debate político de forma geral, formam um bloco de forças lideradas”, explicou Zeitune.

Segundo ele, esse bloco fez intervenções nos Estados Unidos e outros países, inclusive o Brasil. “Por isso a guerra se trata de um confronto cibernético, um outro tipo de guerra. Porém, produzem também o confronto físico que, para mim, é uma anomalia do século XX por conta do mercado crescente. É possível ver que o planeta vai se armar de novo, portanto, a indústria bélica também ganha com essa situação toda”, afirmou.

De acordo com Zeitune, a indústria bélica é o mercado que duplicou depois dessa guerra em todos os estados que tinham um orçamento cada vez menor para ela e que agora vai destinar um valor cada vez maior para que, novamente, seus mercados estejam determinando o face a face das pessoas. “A morte de muitas pessoas que não sabem nem o porquê está no meio de uma guerra. É um debate e a verdade é que o planeta está adoentado”, encerrou.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.

- PUBLICIDADE -