Uma criança de 1 ano e 10 meses morreu nesta segunda-feira (11) com suspeita de engasgamento com leite em um local que funcionava como instituição educacional no Parque Santos Dumont. A responsável pelo local, Mônica Nascimento, socorreu o menino que chegou sem vida à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São João.

Segundo relato de Mônica, que se intitulou prestadora de serviço autônoma, ela ofereceu leite para criança, que momentos depois começou a se engasgar e a vomitar o alimento. Diante do quadro, a mesma tentou massagear o pescoço do menino, além de usar álcool para passar nos pés e nas mãos com a intenção de fazer com que ele pudesse se reestabelecer.

Sem sucesso em suas tentativas, a cuidadora, que atende outras 15 crianças em sua residência e conta com o auxílio de sua mãe e outras duas colaboradoras, solicitou o auxílio do marido. Logo se dirigiram para a UPA São João. No entanto, a tentativa acabou frustrada pelo óbito da criança, que ocorreu por volta das 19h.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado no 7º Distrito Policial, funcionários da UPA descreveram no prontuário de atendimento que a criança havia chegado ao estabelecimento com sinais de enforcamento no pescoço. Entretanto, não descartaram a possibilidade de que as marcas poderiam ter sido ocasionadas pelo cinto de segurança do carrinho de bebê.
Mãe de M.C.S, Edicléia dos Santos, de 28 anos, relatou à polícia que a criança estava sob os cuidados de Mônica por apenas 20 dias, em função do exercício de sua atividade profissional. Ediclécia afirmou também desconhecer que a cuidadora tivesse outras auxiliares, além de revelar que tomou conhecimento do fato apenas ao chegar na UPA São João.

Antônio Boaventura
antonio.boaventura@guarulhoshoje.com.br

Foto: Ivanildo Porto

10 COMENTÁRIOS

  1. COMO UMA PESSOA, EM SUA SANIDADE MENTAL, DISPÕE-SE EM CUIDAR DE VIDAS, – ESTAMOS FALANDO DE VIDAS – NESSE CASO AINDA DE CRIANÇAS, SEM SEQUER TER PREPARO TÉCNICO, PARA SOCORRER UMA CRIANÇA ENGASGADA? ISSO É HOMICÍDIO DOLOSO! CONSEGUIRAM ENFORCAR UMA CRIANÇA NA TENTATIVA DE DESENGASGAR, FOI ISSO? NÃO SABEM SEQUER LIGAR NO SAMU OU CORPO DE BOMBEIROS PARA SE ORIENTAR E PEDIR SOCORRO? ME POUPE. LÁ SE FOI A VIDA DE UM SER INOCENTE, E O QUE FICA É A DOR DA FAMÍLIA.

    • Usar letras grandes não faz de você um revoltado e sim uma pessoa que mal conhece as normas ABNT, reclama de não ligarem para o SAMU mas você faria oque com uma pessoa morrendo, esperar eles?

  2. Acredito que o título dessa matéria deveria dizer “suspeita de enforcamento” e não engasgamento! Tá bem tendenciosa para o lado dos proprietários da creche!!!

  3. Minha prima Deixava as crianças dela nessa creche, nunca gostei do local muitas escadas e poucas cuidadoras pela quantidade de crianças que tinhan. Acredito que Tenha que ser investigado mais locais pois proximo existe outros locais como esse onde profissionais despreparados cuidam das crianças como ate outras crianças mais velhas cuidam dos menores.

  4. A culpa é desse país de merda que paga uma miséria de salário para homens, onde as mães tem que sair de casa para completar a renda familiar.
    Deixando seus filhos com outras pessoas.

  5. A culpa é desse país de merda que paga uma miséria de salário para homens, onde as mães tem que sair de casa para completar a renda familiar.
    Deixando seus filhos com outras pessoas.
    Que Deus conforte o coração dessa família.

  6. Existem pessoas que se acham e se consideram melhores que as outras. Deus é Deus e nada fica impune. Se não é preparada para cuidar de crianças, pague o preço que é cadeia ( grade ), ver o sol nascer quadrado. Criminosa, precisa pagar o preço pelo que fez. Será que usou alguém que tenha o curso de magistério para tentar se promover ? É complicado demais, portanto esperamos que a justiça faça justiça de verdade.

  7. Engasgamento nao seria a palavra correta ,um ser tao inocente nao sabe se defender ,poxa vida é paga para cuidar dos nossos pequenos deixa aquele ser tao pequeno na creche e derepente se depara com uma noticia que seu filho(a)esta morto como isso é possivel indignada …que Deus conforte o coraçao da familia e que a justiça seja feita….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here