HOJE TV: Historiador explica a origem do nome ‘Cantareira’, sistema que abastece Guarulhos

Foto: HOJE TV

Comandado pelo jornalista Maurício Siqueira, o HOJE TV desta quarta-feira (15) contou com a participação do historiador e escritor Elton Soares que contou a história da Cantareira, sistema que abastece Guarulhos.

Segundo ele, o principal sistema de abastecimento de água da cidade, é mais antigo do que muitos pensam. A região onde hoje fica o sistema era um local pouco habitado até o final do século XIX.

Na época, era comum armazenar a água em jarros chamados cântaros e, chamava-se Cantareira o local onde esses cântaros eram guardados. Surgia assim o nome que passaria por séculos e se tornaria o mais conhecido quando o assunto é abastecimento de água em São Paulo.

“Quando os tropeiros passavam por aquela região, onde hoje é a Cantareira, traziam cântaros para colocar água e em determinada localidade, a corrente de vento batia e fazia um som. Por isso ficou com o nome de Cantareira”, completou Soares.

O lugar era recheado de fazendas e chácaras e os tropeiros que faziam o comércio entre São Paulo e várias outras regiões, passaram a chamar o logradouro de Cantareira por causa da grande quantidade de nascentes de água que ali existiam.

O programa vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 9h, e pode ser acessado no Facebook (guarulhoshoje), YouTube (HOJE TV) ou pelo site www.guarulhoshoje.com.br.