A estudante Bruna Alves da Cunha Martins Dias, 21, teve um grande susto quando os seus avós receberam a conta do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae),  durante a última semana, pois o valor da tarifa era R$ 1.001,83. A residência fica localizada na rua Vere, n° 47, na Vila Carioca, e segundo Bruno, o valor geralmente não ultrapassa R$ 100.

“Meu avó chegou a verificar a situação no Saae e eles alegaram que é realmente consumo da casa”, afirmou Bruna, mesmo sem a residência apresentar nenhum problema, como um vazamento. Além dessa situação, segundo a moradora, outros vizinhos também teriam alegado ter recebido contas no valor de R$ 200 a mais.

Em outro caso, uma moradora da Vila Endres, recebeu duas contas no período de cinco dias, porém, o Saae reconheceu que houve um erro e que as tarifas seriam reemitidas com os valores ajustados. Confira o posicionamento do Saae em relação à tarifa de R$ 1.0001,83.

Conforme histórico de consumo real, o SAAE observou que houve um acúmulo de consumo desde 03/2017 a 10/2017 devido a muitos códigos de impedimento, sendo eles 16 (hidrômetro embaçado), 55 (média interna) e 25 (morador ausente). Durante esse período a média do cliente estava em 25,4m³, mas o cliente pagou a menor entre 13m³ a 15m³, o que gerou um acúmulo de diferenças.

Ao se fazer a leitura referente ao mês 10, foi apurado o consumo real. Desta forma, a conta do mês 10/2017 foi desmembrada por sete meses no valor de R$ 422,82.

Portanto, diante do apurado, o SAAE conclui que, houve um consumo elevado ou perdas no período das médias de 04 a 10/2017 e a conta já foi desmembrada.

5 COMENTÁRIOS

  1. aconteceu comigo tambem,moro no parque santos dumont e em setembro a minha conta de agua nao chegou.Bem,no dia 09/10 mediram minha agua e a conta veio R$ 70,82,valor alto ja que pago a muito tempo quase o mesmo valor,que e de 40 a 45 reais,a medicao aconteceu pela manha,quando foi a tarde chegou outra conta,referente ao mes de setembro com valor de R$48 reais,minha conta tem vencimento dia 30,a conta de setembro chegou no dia 09/10 com vencimento do dia 04/10 e ja veio cobrando a multa por atraso,liguei varias vezes durante uma semana e o maximo que consegui foi meia hora de espera no telefone,mandei e-mails e eles me mandam ligar ou ir no facil para poder mudar a data de vencimento e eles nao cobrarem a multa por atraso,a outra conta com valor elevado eles falam que a casa pode ter vazamento,e a mesma desculpa para todos que estao se queixando do valor alto,infelizmente eu tenho que pagar em dia,ja que moro em casa alugada,nao posso me dar ao luxo de deixar cortar.

  2. ABSURDO!!!
    Pois estou passando pelo mesmo problema com o SAAE!
    Moro em um apartamento com meu marido, apenas nos dois! Ficamos ausentes das 8h até as 23h, inclusive de sábado e minhas contas de àgua estão vindo em média 200 a 300 reais por mês, numa residência que só moram 2 pessoas!!!
    Há meses estou passando por esse prejuízo. Já fiz todos os testes que o SAAE manda, inclusive meu relógio de àgua já foi para avaliação e a resposta do SAAE é sempre a mesma; “o consumo foi real”!
    O que fazer? Não sei mais!

  3. Em 26Nov18, foram trocados 4 medidores de agua pois bem, no Mês de janeiro19, as contas vieram com valores iguais tanto na Leitura anterior quanto na leitura atual, sendo que os medidores já estavam trabalhando, resumindo não fizeram a leitura atual. No mês seguinte por não terem lido o anterior dobrou a quantidade de metros cúbicos e o valor da conta subiu absurdamente. Em minha casa no interior fizeram o mesmo deixaram de ler por 3 meses mais como fui pra lá pude acompanhar e sanar isso. Esclareço que todos os medidores estão fácil para leitura. Será que teremos que acompanhar as medições e fazer a conferencia no local???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here