Prefeitura aplica mais de R$ 400 mil em multas por descarte irregular de resíduos

Durante 2017, a prefeitura, por meio do Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), aplicou R$406.684,89 em multas por irregularidades relacionadas a transporte de resíduos sem licença e flagrante de descarte. Diversos veículos e equipamentos foram apreendidos nas ações de fiscalização.

De acordo com a Lei 7.572/2017, o valor de cada multa pode ultrapassar R$40 mil, o que depende de fatores como quantidade de resíduo e horário da infração, por exemplo. Em caso de reincidência, os infratores podem ter seus veículos incorporados ao patrimônio público municipal.

Além de sujar a cidade, o descarte irregular de materiais traz outros problemas, como ressalta Loredana Glasser, Secretaria de Serviços Públicos. “O descarte irregular traz mau cheiro, facilita a proliferação de vetores que espalham doenças diversas e aumenta o risco de enchentes. Intensificamos os serviços de fiscalização e limpeza com a retirada das ruas de 6.540 caminhões de rejeitos e resíduos no ano passado, porém é fundamental que cada cidadão colabore com a limpeza da cidade assumindo a responsabilidade pelo descarte correto do que não lhe serve mais.”

Além da coleta domiciliar de lixo, Guarulhos possui 19 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que recebem, gratuitamente, entulho, madeiras, terra, podas, entre outros materiais. Endereços e regras de utilização dos PEVs estão disponíveis no portal oficial da Prefeitura de Guarulhos: http://www.guarulhos.sp.gov.br/pagina/pev

Denuncie:

Denúncias de transporte e descarte irregular de matérias podem ser feitas através do telefone 0800 772 2006, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é preciso se identificar.